×

Bolsa Família agora permite inscrições online: saiba como funciona

Como consultar o seu Bolsa Família

Bolsa Família agora permite inscrições online: saiba como funciona

Pessoas com pouca renda em todas as regiões do Brasil podem obter acesso ao principal esquema de ajuda financeira do Governo Federal, que é o Bolsa Família, por meio do registro no CadÚnico.

Conforme amplamente divulgado, o cadastro para receber o benefício só pode ser feito pessoalmente pelo representante da família em um centro de atendimento, como um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). No entanto, há também uma alternativa de registro pela internet.

Aqueles interessados podem efetuar um pré-cadastro pela internet com o intuito de agilizar a fase presencial do processo de registro. É importante ressaltar que essa etapa online não substitui a necessidade de o representante familiar comparecer pessoalmente a um posto de atendimento, porém, pode tornar mais fácil e rápido o fornecimento das informações necessárias para concluir o cadastro.

Quem pode se inscrever no Bolsa Família?

O registro está disponível para todos os brasileiros com baixa renda, entretanto, é exigido que o representante familiar (de preferência do sexo feminino e com idade mínima de 16 anos) compareça a um CRAS. Caso tenha efetuado o pré-cadastro, ele deve concluir o processo fornecendo as demais informações necessárias e confirmando as respostas previamente fornecidas pela internet.

Se você não realizou o pré-cadastro, não é um problema, pois ainda é possível fazer o registro completo em uma unidade de atendimento.

Ao comparecer ao CRAS, o responsável familiar deve levar um documento de identificação pessoal e pelo menos um documento de identificação para cada membro da família.

Após o cadastro concluído, a orientação é que a família aguarde pelo menos 45 dias para obter a resposta se foi aprovada ou não para receber o Bolsa Família.

Assim que a família realiza o cadastro no Bolsa Família e se inscreve no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o Ministério da Cidadania realiza uma análise das informações fornecidas. Esse processo leva em média 45 dias para ser concluído.

Após a análise, a família recebe uma resposta sobre a aprovação ou não para receber o Bolsa Família. Caso aprovada, a família pode retirar o cartão do programa na agência da Caixa Econômica Federal mais próxima e começar a receber o benefício mensalmente. Caso contrário, a família pode recorrer da decisão ou buscar informações sobre outros programas sociais que possam atender às suas necessidades.