×

Bolsa Família: Alerta geral para quem não mora sozinho

Bolsa Família

Bolsa Família: Alerta geral para quem não mora sozinho

Os mais de 21 milhões de beneficiários do novo Programa Bolsa Família têm ouvido muito sobre bloqueios e averiguações cadastrais nos últimos meses.

O governo federal tem buscado regularizar as informações do Cadastro Único (CadÚnico), que é a base de dados oficial dos programas sociais.

De modo geral, os beneficiários que moram sozinhos têm sido os mais afetados por este processo até o momento, mas as famílias maiores também precisam ficar atentas.

Isso ocorre porque o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, responsável pelos programas sociais do governo federal, tem o objetivo de tornar o banco de dados o mais preciso possível para buscar mais eficiência.

Ou seja, espera-se que, ao final do processo, as informações presentes no CadÚnico reflitam a realidade das famílias, viabilizando a exclusão apenas daqueles que não atendem aos requisitos e facilitando a entrada de quem precisa dos recursos.

Recentemente, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, revelou o que espera do processo: “Até o mês de julho, a gente já deve ter avançado bem.

Mas eu acho que vamos ter um bom cadastro, no padrão que o Brasil já teve, por volta de dezembro”.

A fala de Dias revela que, apesar do foco inicial ser nas famílias unipessoais, que são aquelas com apenas um membro que mora sozinho, o governo pretende atualizar todo o cadastro do Bolsa Família até o final do ano, afetando também os demais beneficiários.

Beneficiários do Bolsa Família que não moram sozinhos: Fiquem atentos!

Portanto, é importante que todos os grupos familiares fiquem atentos ao processo de atualização cadastral, incluindo as famílias maiores com crianças.

O governo pretende focar na atualização dos dados dos beneficiários unipessoais pelo menos até julho, mas logo depois começará a revisar os demais cadastros, e novos bloqueios devem continuar acontecendo pelo menos até dezembro.

Ou seja, se você é um beneficiário do novo Bolsa Família, seu cadastro será revisado, independentemente das características do seu grupo familiar.

Além disso, é válido lembrar que o programa de transferência de renda realiza verificações mensais para identificar possíveis descumprimentos de regras básicas.

Por isso, é essencial prestar atenção às informações do cadastro e aos recados enviados pelo governo através do aplicativo oficial do programa, pois novos bloqueios podem ocorrer a qualquer momento, em paralelo ao grande processo de averiguação cadastral.

Revisão do Bolsa Família de todos os grupos familiares

Os beneficiários do Bolsa Família que tiveram seus benefícios bloqueados devem procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com todos

os documentos pessoais de todos os integrantes do grupo familiar, além de comprovantes de renda e residência atualizados, para regularizar o cadastro e voltar a receber o benefício.

No entanto, aqueles que ainda não foram afetados pelo processo podem se organizar e evitar problemas, bastando ficar atentos a 3 pontos principais:

  • 1 – Manter o cadastro atualizado: Para evitar problemas com o pente-fino e o bloqueio do pagamento, é importante que os beneficiários do Bolsa Família mantenham seu cadastro atualizado. O governo federal exige que as informações sejam atualizadas pelo menos a cada dois anos, então é fundamental que as famílias procurem o CRAS ou a prefeitura do município antes que este prazo expire para atualizar suas informações.
  • 2 – Manter o cadastro correto: É responsabilidade do beneficiário manter os dados atualizados sempre que houver mudanças, tais como alterações no endereço, telefone, renda ou composição familiar, como mortes, nascimentos ou separações de casais. Manter o cadastro correto é fundamental para evitar problemas com o pente-fino e garantir que os dados reflitam a realidade da família.
  • 3 – Atenção às informações e alertas: As famílias beneficiárias devem ficar atentas às notícias sobre o programa Bolsa Família e levar em consideração todas as mensagens e avisos recebidos no aplicativo oficial do programa. É importante seguir todas as orientações e atualizar os dados sempre que solicitado para evitar surpresas desagradáveis.

Por fim, é fundamental lembrar que as verificações nas informações dos cadastros do Bolsa Família são cruzadas com outras bases de dados do governo.

Portanto, é importante ser honesto e repassar informações corretas para evitar o bloqueio do pagamento ou até mesmo perder o direito de receber o benefício.