×

Bolsa Família bloqueado? Confira as principais razões e aprenda a desbloquear agora mesmo

Bolsa Família CANCELADO

Bolsa Família bloqueado? Confira as principais razões e aprenda a desbloquear agora mesmo

O programa social Bolsa Família é amplamente utilizado pela população brasileira em situação de vulnerabilidade financeira e é considerado um dos mais importantes do Governo Federal. Infelizmente, em determinados casos, o benefício pode ser bloqueado, o que levanta a questão: o que fazer nessa situação?

Basicamente, o bloqueio ocorre quando o grupo beneficiado não atende a algum dos requisitos estabelecidos pelo programa. Isso inclui a falta de atualização cadastral, o descumprimento das exigências da agenda de saúde e a mudança de endereço sem a devida atualização dos dados no Cadastro Único.

Além disso, a falta de comprovação da frequência escolar de crianças e adolescentes também pode levar ao bloqueio do benefício, já que essa é uma das principais exigências estabelecidas em troca do auxílio financeiro.

Saiba como desbloquear o Bolsa Família e receber o benefício novamente

Para recuperar o acesso ao Bolsa Família, é necessário, primeiramente, identificar a causa da suspensão do benefício. Uma vez descoberta a razão do bloqueio, é possível desbloquear o recurso de duas maneiras diferentes: através da internet ou comparecendo pessoalmente a um dos postos de atendimento. Optando pelo desbloqueio online, o beneficiário pode resolver o problema de forma rápida e simples.

Para isso, será preciso:
  • Acesse o site do Ministério do Desenvolvimento Social;
  • Clique na opção “Consultar Pagamentos” e informe o número do NIS da família;
  • Veja o motivo pelo qual o benefício foi bloqueado e siga as instruções dadas para realizar o desbloqueio.

Os procedimentos finais para desbloquear o benefício podem variar de acordo com a situação. Em determinados casos, pode ser necessário atualizar os dados cadastrais da família ou apresentar comprovantes de frequência escolar das crianças e adolescentes.

Desbloquear presencialmente

É possível desbloquear o benefício presencialmente em uma das unidades do Cadastro Único, além da opção digital. Para isso, é necessário realizar um agendamento prévio, que pode ser feito pelo telefone 0800 707 2003 ou pelo site do Ministério da Cidadania, e informar o motivo do bloqueio do benefício.

No dia agendado, o beneficiário deverá comparecer à unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) indicada, portando os seguintes documentos:

  • Documentos pessoais dos membros da família;
  • Comprovantes de endereço;
  • Documentos escolares (quando necessário).

Após comparecer ao atendimento presencial e apresentar a documentação necessária para comprovar as informações solicitadas pelo governo, o processo de desbloqueio do benefício será iniciado. Assim, o beneficiário poderá voltar a receber o auxílio financeiro.