Pular para o conteúdo

Bolsa Família bloqueado? Veja o que fazer se o governo não desbloquear

  • por
Bolsa Família CANCELADO

No dia 30 de março, o governo federal admitiu ter cometido um erro ao suspender os pagamentos de vários beneficiários do novo Programa Bolsa Família, sem justificativa ou esclarecimento. Em vista disso, um novo cronograma para desbloqueios e pagamentos foi divulgado, e as medidas corretivas já estão sendo implementadas. Apesar disso, pode haver casos em que alguns beneficiários não sejam desbloqueados, mas o governo também anunciou as providências a serem tomadas nessas situações.

O dilema está na solução proposta pelo governo federal para os casos em que os valores não são liberados, que é conhecida pelos beneficiários e frequentemente criticada por não ser efetiva: buscar os canais de atendimento disponíveis e tentar obter informações adicionais. Apesar disso, listamos abaixo os meios recomendados para entender o motivo pelo qual o desbloqueio não ocorreu:

  • Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome: A Central de Atendimento pelo telefone 121 está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Além disso, o site do ministério é outra opção para obter informações., que pode ser acessado neste link;
  • Caixa Econômica Federal: A Central de Atendimento pelo telefone 111 está disponível todos os dias, de segunda a domingo, das 7h às 22h. Outra opção é comparecer diretamente a uma das agências físicas do banco;
  • Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS): Se o beneficiário ainda estiver com o bloqueio, ele pode buscar ajuda em sua cidade, indo diretamente ao local destinado para atender famílias em vulnerabilidade social, geralmente localizado nas prefeituras ou CRAS.

Importante destacar que, ao entrar em contato por telefone, o beneficiário deve selecionar a opção referente ao Bolsa Família e fornecer ao atendente algumas informações pessoais para verificação, tais como nome completo, CPF e data de nascimento. No entanto, por segurança, nunca deve compartilhar senhas ou números de contas bancárias. Já em agências e CRAS, é necessário ter paciência, pois muitas vezes os funcionários não estão informados sobre o assunto e podem não saber como ajudar.

Como desbloquear o Bolsa Família referente ao mês de março

Conforme informações do governo, os pagamentos de alguns beneficiários do Bolsa Família foram bloqueados entre os dias 20 e 24 de março. Isso ocorreu porque foram identificadas suspeitas de renda acima do permitido e também em casos de famílias unipessoais, ou seja, aquelas com apenas um membro que informou morar sozinho no Cadastro Único (CadÚnico). Essas famílias precisarão passar por uma averiguação cadastral em abril para regularizar seu cadastro e afastar qualquer suspeita.

Essa situação ocorreu devido ao cruzamento de informações prestadas ao CadÚnico com outras bases de dados do governo, que detectaram beneficiários com renda superior à declarada, além daqueles que afirmaram morar sozinhos, mas na verdade residem com outras pessoas. O governo, no entanto, cometeu um erro de planejamento ao bloquear os pagamentos de março dessas famílias sem antes convocá-las para averiguação ou informá-las sobre as suspeitas de irregularidades.

Novos pagamentos do Bolsa Família para quem teve o benefício bloqueado em março

A correção desse erro está em andamento. Agentes do Ministério do Desenvolvimento Social tiveram uma reunião com a Caixa Econômica Federal, encarregada de efetuar os pagamentos, para elaborar um novo cronograma de pagamentos e desbloqueios do Bolsa Família.

Esses pagamentos são distribuídos em dois dias consecutivos, com base no último número da Identificação Social do Beneficiário (NIS). Verifique o calendário abaixo:

  • Famílias com NIS final zero: Os pagamentos anteriormente bloqueados foram liberados na quarta-feira passada (29) e os beneficiários podem sacar ou utilizar os valores a partir de sexta-feira (31).
  • Famílias com NIS finais 1 e 2: As famílias tiveram o bloqueio do Bolsa Família desfeito na última quarta-feira (29) e conseguiram sacar ou utilizar os valores a partir de quinta-feira (30).
  • Famílias com NIS finais 6, 7 e 8: Na última quinta-feira (30), os recursos bloqueados foram desbloqueados, e os beneficiários podem sacar ou utilizar a partir desta sexta-feira (31).
  • Famílias com NIS finais 3, 4, 5 e 9: A partir de hoje, sexta-feira (31), os fundos foram desbloqueados e podem ser sacados ou utilizados a partir de amanhã, sábado (1º).

No entanto, é importante estar atento, pois a ordem de pagamento dos retroativos de março do novo Bolsa Família para aqueles que foram bloqueados segue um calendário distinto dos habituais.

É importante notar que os beneficiários com NIS terminados em zero e nove, por exemplo, receberão seus pagamentos antes daqueles cujos NIS terminam em seis, sete e oito. Embora diferente, este calendário é oficial e será cumprido.