×

Bolsa Família de Abril – Quem vai e quem não vai receber?

Bolsa Família

Bolsa Família de Abril – Quem vai e quem não vai receber?

Neste texto, abordaremos os critérios determinantes para a concessão ou bloqueio do Bolsa Família neste mês de abril.

É crucial que todos os beneficiários estejam cientes das atualizações e análises que determinarão sua elegibilidade para receber o benefício.

Exploraremos detalhadamente os requisitos e os possíveis motivos que podem levar ao bloqueio do auxílio, fornecendo assim um panorama completo para que cada indivíduo compreenda sua situação perante o programa.

Como conferir a situação do benefício

Para conferir a situação do seu benefício do Bolsa Família, é necessário acessar o aplicativo do Caixa Tem ou o Portal do Cidadão.

Milhões de pessoas já conferiram e encontraram as seguintes mensagens: “benefício liberado disponível para saque a partir do dia X de abril”.

Se você recebeu essa mensagem, parabéns! Você está liberado para receber o benefício neste mês de abril. Independente de qualquer outra mensagem que apareça abaixo, se estiver escrito “liberado” em cima, você receberá o Bolsa Família.

Bolsa Familia

O significado das mensagens

É importante entender o significado das mensagens que podem aparecer abaixo da mensagem de liberação.

Por exemplo, pode aparecer a mensagem “desligamento voluntário” ou “se inscreveu incorretamente no cadastro único”.

Não se preocupe, essas mensagens não afetam a sua elegibilidade para receber o Bolsa Família. Se você acredita que merece receber o benefício, pode desconsiderar essas mensagens.

Outra mensagem que pode aparecer é “benefício bloqueado por averiguação”. Nesse caso, é necessário esclarecer informações do seu cadastro.

Procure o setor do cadastro único da sua cidade para mais informações e evite o cancelamento do seu Bolsa Família.

Essa mensagem pode indicar que existem pendências no seu cadastro que precisam ser resolvidas.

Utilizando o cartão para pagar contas

Se você possui o cartão do Bolsa Família, pode utilizá-lo para comprar no débito e pagar contas sem precisar sacar o dinheiro. Essa é uma opção conveniente que oferece praticidade e segurança.

Você pode fazer essas transações em lotéricas ou pelo aplicativo Caixa Tem. Lembre-se de aproveitar essa facilidade se receber a mensagem informando sobre essa opção.

Atualização do aplicativo e problemas técnicos

Alguns beneficiários têm relatado problemas técnicos no aplicativo do Caixa Tem, como a não atualização dos benefícios.

Se você abrir o aplicativo e constar apenas o mês de março como pago, não se preocupe. Provavelmente, o aplicativo ainda não atualizou corretamente.

Se você possui um celular Android, recomendamos desinstalar o aplicativo do Caixa Tem e instalá-lo novamente após limpar o cache. Se você possui um iPhone, siga o mesmo procedimento.

Essa ação pode resolver o problema de atualização e mostrar que o benefício está liberado para os meses seguintes.

Porém, se o aplicativo continuar mostrando apenas o mês de março como pago, é possível que você tenha sido cancelado do Bolsa Família.

Nesse caso, é necessário ir até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para verificar qual a pendência no seu cadastro e resolver essa situação.

Caso o benefício esteja bloqueado

Se você abrir o aplicativo e constar a mensagem “benefício bloqueado”, a princípio você não receberá o Bolsa Família neste mês de abril.

No entanto, se você estava bloqueado e fez a atualização até o dia 15 de março, e não existe mais nenhuma pendência, você receberá o benefício neste mês.

É importante verificar se o funcionário do CRAS fez a sua atualização corretamente.

Além disso, é importante mencionar que várias pessoas estão sendo desbloqueadas aos poucos. Portanto, se você já fez a atualização e continua bloqueado, não se preocupe.

Essas pessoas estão sendo desbloqueadas gradualmente. No entanto, se a mensagem de bloqueio persistir por muito tempo, é recomendado verificar no CRAS se existe alguma outra pendência ou problema com o seu cadastro.

Quando Recebo o Bolsa Família no Caixa Tem?

O Bolsa Família é depositado na conta Caixa Tem nos últimos 10 dias úteis de cada mês, seguindo o final do Número de Identificação Social (NIS) do chefe da família.

O Caixa Tem é um aplicativo gratuito da Caixa Econômica Federal que oferece uma variedade de serviços para beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família, e para o público em geral.

Além do pagamento do Bolsa Família, o Caixa Tem oferece os seguintes benefícios:

– Pagamento de outros benefícios sociais, como Abono Salarial, Auxílio Brasil, Auxílio Emergencial, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Seguro Desemprego, entre outros.
– Consulta de saldos e extratos de todos os benefícios sociais recebidos pelo aplicativo.
– Transferências para outros bancos, inclusive para contas Caixa Tem, sem taxas.
– Pagamento de contas de água, luz, gás, telefone, internet, entre outras, e boletos diversos, como carnês do INSS, IPTU, etc.
– Recarga de celular de qualquer operadora, com ou sem plano.
– Saque dos benefícios sociais em caixas eletrônicos da Caixa sem precisar de cartão, apenas com o CPF.
– Possibilidade de solicitar empréstimos consignados com taxas de juros mais baixas para beneficiários de programas sociais.
– Opção de solicitar um cartão de crédito Caixa Tem, com limite de crédito pré-aprovado, para beneficiários de programas sociais.