×

Bolsa Família: Duas excelentes novidades para os beneficiários do programa

Bolsa Família

Bolsa Família: Duas excelentes novidades para os beneficiários do programa

Ministério do Desenvolvimento Social confirma duas boas notícias para os beneficiários do Bolsa Família em maio.

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) divulgou duas ótimas notícias para o mês de maio relacionadas ao Bolsa Família.

A primeira é a antecipação dos pagamentos para milhares de famílias beneficiárias em vários estados do país. A segunda é a inclusão de novos beneficiários no programa de transferência de renda.

De acordo com as informações disponíveis, os beneficiários que residem nos estados do Acre, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e São Paulo receberam antecipadamente o benefício nesta quinta-feira (18), quando teve início o repasse do mês de maio do Bolsa Família.

Essa medida foi tomada devido ao fato de aproximadamente 126 cidades nesses estados estarem em estado de calamidade pública, seja devido às chuvas que afetaram algumas regiões ou à seca que atingiu outras.

Além desses beneficiários, o Governo Federal também confirmou a antecipação dos pagamentos para os segurados indígenas Yanomamis.

Esse grupo tem enfrentado uma grave crise humanitária, com a população Yanomami sofrendo com doenças graves e desnutrição devido à escassez de alimentos.

A antecipação do pagamento busca amenizar a situação de calamidade vivida pelos povos indígenas.

Outra notícia positiva anunciada pelo Ministério do Desenvolvimento Social é que cerca de 1 milhão de novos beneficiários foram incluídos no programa entre março e maio deste ano.

É importante ressaltar que, em março, quando os pagamentos do Bolsa Família tiveram início, o programa tinha uma fila de espera com mais de 900 mil pessoas.

O objetivo do Governo Federal é zerar essa fila até o final do ano, buscando garantir o acesso ao programa de transferência de renda a todos que necessitam.

Calendário do Bolsa Família

O repasse dos pagamentos do Bolsa Família teve início na última quinta-feira (18) e seguirá em escalas, de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar, até o dia 31 de maio.

Nesta sexta-feira, é a vez dos segurados com o NIS de final 2 receberem seus pagamentos, exceto aqueles que já tiveram o benefício antecipado.

Confira abaixo o calendário completo para o mês de maio:

  • NIS de final 1: dia 18 de maio;
  • NIS de final 2: dia 19 de maio;
  • NIS de final 3: dia 22 de maio (antecipado para o sábado 20);
  • NIS de final 4: dia 23 de maio;
  • NIS de final 5: dia 24 de maio;
  • NIS de final 6: dia 25 de maio;
  • NIS de final 7: dia 26 de maio;
  • NIS de final 8: dia 29 de maio (antecipado para o sábado 27);
  • NIS de final 9: dia 30 de maio;
  • NIS de final 0: dia 31 de maio.

O valor do benefício continua sendo depositado na conta digital do Caixa Tem, e o beneficiário tem a opção de transferir os recursos utilizando a ferramenta PIX ou realizar saques em pontos de atendimento presenciais.

Para efetuar o saque, é necessário que o beneficiário esteja com o cartão do benefício e um documento original com foto em mãos.

No caso dos beneficiários que não possuem o cartão do benefício, é possível realizar o saque utilizando o cartão Cidadão da Caixa Econômica Federal.

Atualização: Governo anuncia antecipação do Bolsa Família para este fim de semana!

Outras antecipações do mês de maio

Além dos grupos mencionados anteriormente, os beneficiários com NIS de final 3 e 8 também terão a opção de receber o pagamento antecipadamente.

Isso ocorre devido à regra de antecipação que permite que os beneficiários que normalmente receberiam na segunda-feira possam movimentar os fundos antecipadamente no sábado imediatamente anterior à sua data oficial de pagamento.

Dessa forma, os beneficiários com NIS de final 3 e 8, que recebem nas segundas-feiras dos dias 22 e 29 de maio, respectivamente, poderão movimentar o dinheiro antecipadamente a partir dos sábados correspondentes: 20 e 27 de maio.

Para isso, é necessário utilizar o aplicativo Caixa Tem, disponível para dispositivos Android e iOS.

É importante ressaltar que o beneficiário tem a opção de não realizar a movimentação antecipada. Nesse caso, o beneficiário pode ir a uma agência da Caixa, uma casa lotérica ou um caixa eletrônico na data oficial de pagamento.