×

Bolsa Família: Governo inicia medida para bloquear inúmeras famílias do programa

Bolsa Família

Bolsa Família: Governo inicia medida para bloquear inúmeras famílias do programa

O Cadastro Único (CadÚnico) está sendo minuciosamente revisado pelo Governo Federal. Essa iniciativa teve início em janeiro, após a equipe de transição do novo governo detectar um aumento anormal na obtenção de cadastros individuais entre setembro de 2021 e agosto de 2022.

Em menos de um ano, foram criados mais de 2 milhões de cadastros unipessoais, o que chamou a atenção da equipe de transição, visto que o crescimento dos cadastros familiares não acompanhou o mesmo ritmo. Consequentemente, a suspeita foi levantada de que as famílias estavam se separando somente no papel para obterem dois benefícios do programa de transferência de renda.

Com a chegada do novo governo, em janeiro, iniciou-se a análise dos cadastros, mas somente em março foram realizados os primeiros cortes. De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), cerca de 1,5 milhão de cadastros foram desvinculados do Cadastro Único e, consequentemente, retirados da lista de beneficiários do Bolsa Família em março.

O ministro Wellington Dias (PT), líder do MDS, afirmou que apenas aqueles que a pasta tinha certeza de que estavam em situação irregular foram excluídos do programa social. Isso poderia ser devido ao cadastro incorreto ou à ultrapassagem do limite de renda permitido para os beneficiários do programa.

Dias também mencionou que mais cortes podem ocorrer ao longo do ano, podendo atingir um total de 2 milhões de beneficiários excluídos do programa social. No entanto, as pessoas que acreditam que têm direito a continuar recebendo o Bolsa Família podem buscar soluções indo ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para tentar resolver o bloqueio.

Beneficiários do Bolsa Família devem ficar atentos a outros possíveis bloqueios em abril

Além da revisão minuciosa, alguns beneficiários deixaram de receber o Bolsa Família em abril por não terem cumprido as regras condicionais do programa. Os beneficiários foram notificados sobre o bloqueio por meio do aplicativo do Bolsa Família.

A seguir, estão listadas as regras condicionais que podem levar ao bloqueio do benefício:

  • O responsável deve manter a crianças de 4 a 5 anos com frequência escolar mínima de 60%;
  • O responsável deve manter a crianças e adolescentes de 6 a 18 anos com frequência escolar mínima de 75%;
  • Acompanhamento nutricional (peso e altura) das crianças até seis anos;
  • O responsável deve manter a carteira de vacinação da família inteira atualizada.
  • Gestantes devem fazer o acompanhamento pré-natal;

Caixa Tem informa bloqueio do Bolsa Família em abril, mas beneficiários receberão normalmente

Algumas pessoas receberam notificações no aplicativo Caixa Tem informando o bloqueio do Bolsa Família de abril. No entanto, não há motivo para preocupação, pois os beneficiários continuarão recebendo o programa de transferência de renda no próximo mês.

Isso ocorre porque o Ministério do Desenvolvimento Social já realizou o repasse do valor para os beneficiários, ou seja, o dinheiro já está na conta. No entanto, o valor permanece bloqueado até o próximo mês, seguindo as datas de pagamento estabelecidas.

É importante lembrar que o calendário de pagamento do Bolsa Família segue uma escala de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário.

Confira abaixo o calendário completo de repasses para o mês de abril:

  • NIS de final 1: dia 14 de abril;
  • NIS de final 2: dia 17 de abril;
  • NIS de final 3: dia 18 de abril;
  • NIS de final 4: dia 19 de abril;
  • NIS de final 5: dia 20 de abril;
  • NIS de final 6: dia 24 de abril;
  • NIS de final 7: dia 25 de abril;
  • NIS de final 8: dia 26 de abril;
  • NIS de final 9: dia 27 de abril;
  • NIS de final 0: dia 28 de abril.