×

Bolsa Família: Novidades na Atualização do App e Recebimento do Benefício

Bolsa Família

Bolsa Família: Novidades na Atualização do App e Recebimento do Benefício

A Ouvidoria-Geral do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) confirmou que a atualização dos aplicativos do Bolsa Família deve começar nesta semana, porém é necessário aguardar o fechamento da folha de pagamento.

Segundo a ouvidoria, a folha de pagamento do Bolsa Família será encerrada nesta segunda-feira, dia 8 de maio, e somente após isso é que as atualizações dos aplicativos começarão.

Os aplicativos do Caixa Tem e do Bolsa Família costumam ter informações sobre o repasse do benefício, incluindo possíveis descontos e bloqueios.

Por isso, muitos beneficiários ficam ansiosos na espera da atualização. Vale destacar que a atualização deve ocorrer de forma gradual, entre esta semana e o dia 17.

O aplicativo mostrará os dados aos poucos, começando com o valor da parcela regular e possíveis descontos, para só então acrescentar os benefícios adicionais.

Neste mês, o aplicativo do Caixa Tem deve contar apenas com o Benefício Primeira Infância, já que o Variável Familiar só começa em junho e o Auxílio Gás não será pago em maio.

Para os beneficiários ansiosos, é importante lembrar que o Portal Cidadão da Caixa Econômica Federal costuma terminar a atualização antes dos aplicativos oficiais.

Pelo portal, o segurado também tem acesso à situação do seu Cadastro Único.

Calendário do Bolsa Família

O repasse do Bolsa Família referente ao mês de maio iniciará no dia 18 e se estenderá até o dia 31. Esse calendário de pagamento é escalonado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário.

Para consultar o calendário completo, confira as datas abaixo:

  • NIS de final 1: dia 18 de maio;
  • NIS de final 2: dia 19 de maio;
  • NIS de final 3: dia 22 de maio (antecipado para o sábado 20);
  • NIS de final 4: dia 23 de maio;
  • NIS de final 5: dia 24 de maio;
  • NIS de final 6: dia 25 de maio;
  • NIS de final 7: dia 26 de maio;
  • NIS de final 8: dia 29 de maio (antecipado para o sábado 27);
  • NIS de final 9: dia 30 de maio;
  • NIS de final 0: dia 31 de maio.

De acordo com a regra de antecipação do Bolsa Família, os beneficiários com NIS final 3 e 8 terão o pagamento adiantado.

Essa medida visa permitir que os segurados que recebem na segunda-feira possam movimentar o dinheiro de forma antecipada a partir do sábado imediatamente anterior à data oficial de pagamento.

Para usufruir dessa antecipação, o segurado precisa utilizar o aplicativo Caixa Tem.

Calendário de Pagamento do Bolsa Família em Maio

Posso ser bloqueado em maio?

O Governo Federal assinou uma portaria que suspende os bloqueios do Bolsa Família em maio, exceto para aqueles que estão passando pela averiguação cadastral e correm risco de bloqueio devido ao descumprimento das regras do programa.

Ainda não foi confirmado se haverá bloqueios para esses segurados, então eles precisam aguardar a atualização da folha de pagamento para saber como ficará sua situação.

Caso sejam bloqueados, esses segurados têm até 60 dias após o bloqueio para comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e realizar o desbloqueio.

Se não realizarem a atualização cadastral, serão desligados do Cadastro Único e perderão o acesso aos programas sociais, como o Bolsa Família.

É importante destacar que os segurados que fizeram o recadastramento entre os dias 3 de março e 14 de abril já podem receber o pagamento em maio, incluindo as parcelas retroativas que foram suspensas durante a averiguação cadastral.

Já aqueles que realizarem a atualização entre os dias 14 de abril e 19 de maio só serão desbloqueados em junho.

É importante destacar que o programa passará por uma reformulação, com o objetivo de torná-lo mais eficiente e direcionado para aqueles que mais precisam.

Entre as mudanças previstas estão a criação de novas modalidades de benefícios e a adoção de critérios mais rigorosos para a inclusão e manutenção no programa.

Essas medidas são importantes para garantir que o Bolsa Família cumpra sua função social de proteger os mais vulneráveis, ao mesmo tempo em que busca estimular a inclusão social e a melhoria das condições de vida dessas famílias.

Cabe ao Governo Federal implementá-las de forma eficiente e transparente, garantindo que os recursos públicos sejam aplicados de forma adequada e que as famílias beneficiadas recebam o apoio necessário para superar suas dificuldades.