×

BPC vai te direito ao 13º Salário? Saiba Mais!

BPC

BPC vai te direito ao 13º Salário? Saiba Mais!

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um programa social de extrema importância no Brasil. Destinado a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência de todas as idades que se encontram em situação de baixa renda, este benefício tem ganhado cada vez mais relevância nos últimos anos.

Pago mensalmente, seu principal objetivo é fornecer apoio financeiro àqueles que enfrentam condições socioeconômicas desfavoráveis.

No entanto, ao adentrarmos o segundo semestre de 2023, uma questão comum entre muitos beneficiários do BPC é sobre o recebimento do 13º salário.

Afinal, será que eles têm direito a essa importante fonte adicional de renda no final do ano? É isso que vamos esclarecer nas próximas linhas. Continue conosco para conferir as informações que reunimos para você.

BPC vai te direito ao 13º Salário? Saiba Mais!

 BPC

BPC: O governo irá liberar o 13º para todos?

A verdade é que os beneficiários do BPC não têm direito a esse benefício, e a explicação para isso reside em uma distinção simples, porém fundamental.

É importante compreender que o BPC, apesar de ser administrado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é considerado uma assistência social do governo, e não um salário propriamente dito. Isso significa que o BPC não possui as mesmas características de um salário tradicional.

Pelo contrário, ele funciona como um auxílio às pessoas que se encontram em situação de alta vulnerabilidade socioeconômica. Portanto, nenhum beneficiário do BPC tem direito ao recebimento do 13º salário.

Outros direitos

Apesar de não receberem o décimo terceiro, os beneficiários do BPC têm direito ao empréstimo consignado, onde as parcelas são descontadas diretamente do valor do benefício. Além disso, eles recebem reajustes anuais correspondentes ao piso salarial nacional.

No entanto, é crucial lembrar que o BPC é uma assistência temporária. Isso significa que, se a situação financeira do beneficiário melhorar, o benefício pode ser suspenso.

Por isso, é essencial que os beneficiários do BPC estejam cientes das particularidades deste auxílio para que possam planejar melhor suas finanças.

Entre para o nosso grupo no facebook! MEU INSS