Pular para o conteúdo

Brecha no Google Chrome permite instalação de vírus espião

  • por

O Google liberou recentemente uma atualização emergencial para seu navegador, o Chrome, devido à descoberta de uma brecha que permite a infecção por vírus espião sem a necessidade de o usuário clicar em algo.

Esses ataques são raros, mas são comuns entre grupos hackers patrocinados por governos que visam jornalistas e oposicionistas.

Descoberta da brecha pelo Google Chrome

O grupo de análise de ameaças (TAG) do Google foi responsável por encontrar o bug de vulnerabilidade na biblioteca Skia, utilizada para desenvolvimento de gráficos no Chrome e no sistema operacional Android. A falha afeta as versões do Chrome no Windows, Mac e Linux.

Atualização do Google Chrome para corrigir a falha de segurança

O Google disponibilizou uma atualização emergencial para corrigir a vulnerabilidade encontrada. Para atualizar o Chrome e corrigir a falha, siga as instruções abaixo:

  • No canto superior direito do Google Chrome, clique no ícone dos três pontinhos;
  • Selecione “Configurações”;
  • Acesse a guia “Privacidade e segurança” no menu à esquerda;
  • Clique em “Instalar atualizações”, localizado entre as opções de confirmação de segurança;
  • Após o download da atualização, reinicie o navegador para concluir o processo.

Exclusão de contas inativas pelo Google

O Google está excluindo contas inativas há dois anos, incluindo perfis e todos os conteúdos associados, como arquivos no Drive.

Essa medida tem como objetivo evitar golpes e ataques cibernéticos aproveitando a vulnerabilidade dessas contas negligenciadas pelos usuários.

Os arquivos dos aplicativos do WorkSpace, como Drive e Gmail, e as imagens armazenadas no Google Fotos serão permanentemente apagados, exceto para contas do YouTube conectadas ao perfil do Google.

Os usuários são incentivados a se conectarem regularmente às suas contas para evitar a exclusão automática, especialmente se receberem um alerta do Google indicando que suas contas inativas serão excluídas se não houver atividade.

Deixe uma resposta