×

Cadastro inclusão já está disponível no aplicativo do INSS

Veja como consulta-lo pedido de aposentadoria pelo CPF

Cadastro inclusão já está disponível no aplicativo do INSS

Nesta semana, o governo federal lançou o Cadastro Inclusão no aplicativo Meu INSS, possibilitando a emissão de certificado para atestar a situação da pessoa com deficiência.

A ferramenta foi criada para armazenar informações de pessoas com deficiência de todo o país para desburocratizar a solicitação de benefícios, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Foi concebido em colaboração com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS, Dataprev e o Ministério da Economia).

Esta medida visa facilitar a vida dessas pessoas, por exemplo, será emitido um certificado para uma pessoa com deficiência no Cadastro inclusão.

Na prática, isso significa que as pessoas com deficiência não terão que se deslocar a diferentes órgãos para coletar documentos e comprovar seu status.

Estima-se que a plataforma conterá os dados de aproximadamente 17,3 milhões de pessoas com deficiência.

O serviço está disponível por meio do aplicativo Meu INSS, pelo acesso do login na conta gov.br, que emitirá uma certificação como comprovação do estado de deficiência em documento oficial, aprovado pelo estado.

As informações que atualmente compõem a ferramenta são as informações de Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Aposentadoria por Invalidez. Posteriormente, serão inseridas as informações da nova avaliação biopsicossocial.

Por outro lado, para melhorar a formulação de políticas públicas, também foi lançado o Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência (SISDEF), grupo de indicadores para monitoramento da política de deficiência.

Com base nas informações do SISDEF, é possível determinar quantas pessoas com deficiência estão matriculadas nas escolas brasileiras e quando evadem, e formular políticas públicas de forma responsável.

CONTINUE LENDO ->