×

Cadastro Único 2023 – Conheça as NOVAS regras

CadÚnico

Cadastro Único 2023 – Conheça as NOVAS regras

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é uma das mais importantes ferramentas de que o governo brasileiro dispõe para rastrear as famílias de baixa renda. É usado em nível nacional e estadual, bem como por cidades.

Segundo informações do Cadastro Único, também conhecido como CadÚnico, a administração pública tem condições de incluir cidadãos em programas sociais. Esses programas são projetados para ajudar os cidadãos que são socialmente desfavorecidos.

Bolsa Família, Vale-Gás e Benefício de Prestação Continuada (BPC) são alguns dos programas beneficiados pelo Cadastro Único. Existem muitos outros que também serão listados aqui para explicar os princípios e como funciona o registro.

Novas regras do Cadastro Único para 2023?

As regras do cadastro único são atualizadas ao longo do tempo. Portanto, com a chegada do novo ano, vale também explicar o que de novo pode acontecer nos procedimentos previamente estabelecidos.

O Cadastro Único proporciona acesso a benefícios sociais, que são uma importante fonte de redução das desigualdades da população brasileira, uma das maiores do mundo.

Quando se trata de novidades para este 2023, o mais importante é manter o cadastro atualizado. Todos os cidadãos cadastrados no banco de dados devem manter suas informações atualizadas para continuar fazendo parte dos programas a que têm direito.

O processo de renovação do Cadastro Único é realizado a cada dois anos por cada um dos brasileiros que o compõem.

Como atualizar o cadastro em 2023?

Para atualizar as informações no Cadastro Único, você deve ir ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) munido de documento com foto, comprovante de endereço e dados de renda.

Periodicamente, a equipe do CRAS pode realizar entrevistas sociais para conhecer as condições atuais. Dessa forma, é possível garantir a manutenção de benefícios como o Bolsa Família.

Além disso, informações atualizadas dão acesso a novos auxílios que o governo fez ou pretende fazer ao longo do ano.

Quais são os benefícios oferecidos pelo Cadastro Único?

O Cadastro Único oferece diversos benefícios. No entanto, muitos deles estão apenas nos níveis municipal e estadual. Eles devem consultar a administração pública local, ou diretamente com o CRAS de sua cidade.

Assim, os programas de nível nacional de maior destaque são:

  1. – Bolsa Família;
  2. – ID Jovem;
  3. – Tarifa Social de Energia Elétrica;
  4. – Programa Minha Casa Minha Vida;
  5. – Programa Bolsa Verde;
  6. – Isenção de pagamento de taxa para concursos públicos;
  7. – Carteirinha de Idoso;
  8. – Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  9. – Vale-Gás;
  10. – Bolsa de Iniciação Científica Júnior;
  11. – Auxílio Esporte Escola; dentre vários outros.

Como se cadastrar em 2023?

Para se inscrever no Cadastro Único em 2023, você deve comparecer ao seu CRAS local com um documento de identificação com foto. Você também precisa de comprovante de renda (se aplicável), comprovante de endereço e outras pessoas que moram na mesma residência.

O atendente fará uma entrevista social para apurar os fatos e fazer recomendações quanto às regras do processo.

Portanto, todas as informações e situação cadastral devem ser acompanhadas através do portal do governo: gov.br.