×

CADASTRO ÚNICO libera CELULAR e CHIPS com 20GB de internet – Veja como pegar

CADASTRO ÚNICO

CADASTRO ÚNICO libera CELULAR e CHIPS com 20GB de internet – Veja como pegar

Famílias cadastrados no Cadastro Único recebem celulares e chips com 20 GB de internet móvel em todo o país. As entregas fazem parte do programa Internet Brasil.

O programa Internet Brasil nasceu de uma lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. De acordo com a lei, o programa Internet Brasil será implantado gradativamente em todo o Brasil.

Inicialmente, o governo federal permitiu o fornecimento de 700 mil chips com pacotes de internet de 20 Gbps. Na semana passada, outras 6.000 fichas foram entregues a alunos de 15 escolas públicas de ensino fundamental.

700 mil chips e celulares serão entregues?

A princípio, espera-se a entrega de até 700 mil chips embalados em 20 Gbs, informou o governo em nota. Essas entregas já começaram. O chip é gratuito para acesso à Internet, podendo ser utilizado dentro e fora da escola, e o pacote de dados de 20Gb é renovado automaticamente todos os meses.

Os chips neutros são semelhantes aos chips tradicionais, mas usam a tecnologia de cartão e-SIM. Desta forma, pode-se garantir que seja ativado ou desativado a partir do centro de comando, permitindo que o operador seja alterado remotamente, se necessário.

Segundo a Rede, essa operação remota atende a todos os requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Portanto, o monitoramento de cada chip não é realizado individualmente, garantindo assim a privacidade das atividades online dos alunos e seus familiares.

Quem tem direito ao benefício?

O objetivo do novo benefício é garantir o acesso gratuito à internet banda larga móvel para alunos de famílias cadastradas no Cadastro Único. Assim, apenas os alunos inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) poderão receber um chip e um aparelho.

Inscrever no Cadastro Único pela internet

  • A partir do final de março, os usuários cadastrados também poderão utilizar o aplicativo CadÚnico.
  • Além de emitir a certidão de registro, é possível atualizar o cadastro confirmando os dados, verificando os dados cadastrais e os benefícios recebidos.
  • Para as famílias ainda não cadastradas no Cadastro Único, há a opção de baixar o aplicativo e fazer o pré-cadastro.
  • No entanto, você precisará se apresentar à central de atendimento em até 120 dias para finalizar esse cadastro com a documentação e informações importantes para a conclusão do processo.
  • O pré-cadastro também pode ser feito pelo site. Nas duas opções, será necessário criar uma conta no portal Gov.br.

Inscrever no Cadastro Único de forma presencial

Para se cadastrar no Cadastro Único, o beneficiário deve procurar os pontos de atendimento localizados nos Centros de Informações da Assistência Social (CRAS) da prefeitura de sua cidade.

Se você já é cadastrado, é importante atualizar seu cadastro. Será necessário zelar pela qualidade dos dados e garantir que as informações cadastradas no banco de dados do Cadastro Único estejam sempre condizentes com a realidade de sua família, graças ao qual você poderá usufruir dos benefícios sociais previstos no programa.

Documentos originais para cadastro e atualização (de todos os membros da família):

– Certidão de nascimento/casamento;
– Carteira de identidade;
– CPF;
– Carteira de trabalho;
– Título de eleitor;
– Último contracheque (para quem tem carteira assinada);
– Declaração escolar de crianças entre 6 e 17 anos com data inferior a três meses;
– Comprovante de residência (talão de água ou luz) com data inferior a três meses.

Como pegar celular e chips com 20GB de internet pelo Cadastro Único?

O projeto é implementado em cooperação com escolas e municípios de todo o país. Portanto, verifique com sua unidade escolar se sua escola já está sendo considerada ou se você tem uma previsão de quando o programa Internet Brasil será lançado em sua unidade.

De acordo com o Ministério da Cidadania, as escolas cujos alunos serão beneficiados pelo programa terão que receber e distribuir chips da Internet Brasil, distribuir discos e armazenar chips que não foram entregues por qualquer motivo.

Dúvidas

O governo federal, responsável pelos programas, também dispõe de canais de atendimento para tirar dúvidas. Assim, pode ligar para o número de telefone: 111 (24 horas por dia, sete dias por semana).