×

CADÚNICO libera atualização do sistema pela internet; veja como fazer

Posso fazer cadastro no CadÚnico pelo celular?

CADÚNICO libera atualização do sistema pela internet; veja como fazer

Durante os períodos de muitas filas na porta dos Pontos de Referência do Serviço Social (CRASs), uma boa dica para os usuários de programas de redes sociais é tentar resolver os problemas remotamente. Nem todos sabem, mas em alguns casos é possível atualizar o sistema CadÚnico pela Internet.

Esta é uma notícia importante, pois nos últimos dias o governo federal começou a pressionar para lembrar que milhares de brasileiros precisam atualizar o sistema o mais rápido possível. Caso contrário, eles podem perder seus benefícios. Por exemplo, no Rio de Janeiro, essa exigência levou à criação de uma série de linhas em postos de gasolina em toda a cidade.

Nesse sentido, para evitar essa longa espera, o cidadão pode tentar atualizar o sistema sem sair de casa. Existe uma opção de atualização na app CadÚnico. Nesse caso, o cidadão precisa apenas ler as informações contidas em seu cadastro, confirmar o procedimento e atualizar o sistema sem precisar se deslocar até o CRAS.

No entanto, tenha em mente que este procedimento não está disponível para todos. Somente as pessoas que precisam atualizar o sistema CadÚnico temporariamente podem concluir o procedimento pelo aplicativo. Afinal, ele não precisa alterar nenhum dado.

Por outro lado, os cidadãos que precisam atualizar algumas informações sobre sua família não poderão realizar o procedimento remotamente. Em tais situações, você deve se dirigir diretamente ao local indicado pela sua prefeitura. O cidadão precisará atualizar pessoalmente o sistema.

O que é o Cadúnico?

O CadÚnico é uma espécie de lista do governo federal que contém os nomes de pessoas que estão em situação social difícil. Embora a lista pertença ao Poder Executivo, a responsabilidade pelas eleições é dos municípios.

Assim, é a administração municipal que decide como e quando os cidadãos podem entrar no sistema. Em todos os casos, as inscrições na lista devem ser feitas pessoalmente, preferencialmente por uma mulher.

Vale lembrar que mesmo as pessoas que entram no CadÚnico ainda não estão oficialmente confirmadas no Auxílio Brasil. Você terá que esperar o Departamento de Cidadania escolher seu nome.

Estou na lista e não recebo nada

Ressalte-se que o CadÚnico não é o único requisito de entrada do Auxílio Brasil. Os cidadãos que desejam participar do programa também devem ficar atentos à questão dos limites de renda per capita.

E mesmo as pessoas que seguem todas as regras de seleção têm que esperar o julgamento do Ministério da Cidadania. Novas entradas estão previstas para novembro e dezembro deste ano.

Veja o calendário para este mês de outubro:

11 de outubro: Usuários com NIS final 1
13 de outubro: Usuários com NIS final 2
14 de outubro: Usuários com NIS final 3
17 de outubro: Usuários com NIS final 4
18 de outubro: Usuários com NIS final 5
19 de outubro: Usuários com NIS final 6
20 de outubro: Usuários com NIS final 7
21 de outubro: Usuários com NIS final 8
24 de outubro: Usuários com NIS final 9
25 de outubro: Usuários com NIS final 0