Caixa antecipa PIS/PASEP 2023 para dezembro?

PIS/PASEP 2023

Trabalhadores com carteira assinada em 2021 e 2022 buscam informações no PIS/PASEP 2023 devido a mudanças no calendário original do abonos salarial.

A expectativa é que o pagamento do ano-base mencionado seja feito ainda neste ano, mas se vai exigir a liberação de recursos está sujeito a confirmação pelo banco.

Os recursos para o pagamento do PIS/PASEP 2023 são provenientes do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). Isso significa que deve haver fundos disponíveis no fundo para que o subsídio salarial seja pago.

Em 2020, o dinheiro que seria destinado ao programa teve que ser devolvido ao BEm (benefício emergencial), em que o governo financia parte do salário dos trabalhadores para evitar que sejam demitidos durante a pandemia.

Com isso, os pagamentos de 2020, que serão referentes ao ano útil de 2019, não foram liberados, reagendando assim o calendário. Em 2021 acolheram os que trabalharam em 2019, em 2022 acolheram os que trabalharam em 2020 e agora esperam pagar o resto em 2023.

Neste ano, o pagamento dos bônus do PIS/PASEP começou em fevereiro e se estendeu até março. O prazo para reclamar é 29 de dezembro de 2022, e caso não tenha reclamado, será necessário solicitar o resgate no PIS (Programa de Integração Social) da Caixa Econômica. e o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) do Banco do Brasil.

O PIS/PASEP 2023 vai ser antecipado para dezembro?

Apesar do grande aumento nas buscas por essas informações, não se pode afirmar que o PIS/PASEP 2023 será pago em dezembro. Isso porque, para emitir o benefício, o governo federal precisa de uma fonte de renda que possa demonstrar capacidade de custeá-lo.

Neste caso, devido ao uso do FAT, o orçamento deste ano foi repassado para quem trabalhou em 2019. Os pagamentos de 2016 a 2019 também serão retroativos para quem não resgatou o valor no prazo devido.

Isso significa que não há pagamentos previstos para dezembro deste ano e, caso ocorra, o Ministério do Trabalho e Previdência Social emitirá um comunicado oficial informando sobre a liberação.

PIS/PASEP 2023 quem tem direito a receber?

Nem todos os trabalhadores com carteira assinada têm direito aos benefícios do PIS/PASEP 2023. É necessário seguir regras específicas, principalmente as que dizem respeito aos rendimentos dos cidadãos. Isso porque a ideia de um subsídio salarial é recompensar quem vive com baixa renda.

Dado que quem trabalhou em 2020 foi pago este ano, quem trabalhou em 2021 deverá ser incluído em 2023 ao abrigo destas regras:

  • Receberam até dois salários mínimos no ano base;
  • Exerceram alguma atividade remunerada por, pelo menos 30 dias, no ano base;
  • Possuem os dados atualizados no cadastro;
  • Estão cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.

Veja como consultar o PIS/PASEP 2023

Quem ainda tem dúvidas sobre o valor e pagamentos do PIS/PASE 2023 pode utilizar os seguintes canais online:

PIS:

App Carteira de Trabalho Digital;
App Caixa Tem;
Site da Caixa Econômica.

PASEP:

App Carteira de Trabalho Digital;
App BB PASEP;
Site do BB.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: