De acordo com um comunicado emitido pela Caixa Econômica Federal, responsável pelos depósitos do Bolsa Família, alguns bloqueios do benefício foram realizados incorretamente
. Para solucionar o problema, a instituição alertou as unidades de atendimento do cadastro único sobre o desbloqueio do benefício, que já começou e será realizado nos próximos dias.
Ainda não se sabe se todos os beneficiários bloqueados terão o benefício de volta ou se apenas aqueles que se declararam como unipessoais serão contemplados.
Atenção beneficiários! CRAS alerta sobre o desbloqueio do seu benefício
As unidades de atendimento do Centro de Referência em Assistência Social estão divulgando uma nota explicativa sobre os desbloqueios do Bolsa Família.
De acordo com a nota explicativa divulgada pelas unidades de atendimento do Centro de Referência em Assistência Social, as famílias que se declararam como unipessoais e tiveram o benefício bloqueado terão o desbloqueio realizado de maneira escalonada, em grupos. Isso se deve à capacidade operacional dos sistemas utilizados.
A Caixa Econômica Federal realizou alguns bloqueios de forma equivocada, precipitando processos que deveriam ocorrer somente nos próximos meses. Por essa razão, a liberação do pagamento do Bolsa Família para aqueles que foram bloqueados indevidamente está ocorrendo gradativamente.
- Para os beneficiários com NIS de final 0, os desbloqueios foram realizados no dia 29 e dessa forma, os pagamentos serão efetuados normalmente no dia 31, sexta-feira.
- Para os beneficiários com NIS de final 1 e 2, os desbloqueios também foram feitos no dia 29 e dessa forma, o pagamento ficou disponível no dia 30, última quinta-feira.
- Para os beneficiários com NIS de final 6,7 e 8, o desbloqueio foi efetuado no dia 30 e o pagamento será liberado no dia 31, sexta-feira.
- Por fim, para os beneficiários com NIS de final 3,4,5 e 9, os desbloqueios serão feitos no dia 31, sexta-feira, e o pagamento estará liberado no sábado, dia 01 de abril.
Assim, para as famílias unipessoais que tiveram o benefício do Bolsa Família bloqueado recentemente, é recomendado verificar se o valor já está disponível para saque nos aplicativos do Bolsa Família ou do Caixa Tem. Em caso de problemas, é possível entrar em contato pelo número 111 para obter mais informações.
Se o pagamento já estiver disponível, é importante lembrar que o valor não será depositado diretamente na conta e que será necessário se dirigir a uma agência da Caixa ou lotérica para retirá-lo, devido ao atraso no pagamento.
Pagamentos do Bolsa Família bloqueados serão liberados para todos os beneficiários nos próximos dias?
A liberação de pagamento do Bolsa Família que está sendo efetuada pela Caixa Econômica Federal não abrange todos os beneficiários que tiveram seus benefícios bloqueados.
Apenas as famílias unipessoais que foram bloqueadas de forma antecipada terão o desbloqueio efetivado. Quanto àqueles que receberam a mensagem de cancelamento do benefício, o bloqueio permanecerá até que seja apresentada uma justificativa aceitável no CRAS para que o Ministério do Desenvolvimento Social possa avaliar.
O conteúdo dessa mensagem informa que o benefício do Bolsa Família foi cancelado para muitos beneficiários, devido à identificação de uma renda maior do que a permitida para a participação no programa.
A mensagem foi enviada para aqueles que estavam recebendo o benefício indevidamente, pois possuem outras fontes de renda que elevam o per capita familiar acima do limite permitido.
Se a família discordar do cancelamento, é preciso apresentar comprovantes de renda no CRAS para comprovar que o per capita está dentro do limite permitido. No entanto, o desbloqueio nessa situação será feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social após análise de dados e não pela Caixa Econômica Federal.
Portanto, se você recebeu essa mensagem, não se enquadra na lista dos beneficiários que terão o pagamento liberado nos próximos dias.
Bolsa Família suspenso – Condicionantes
Aqueles que tiveram o benefício do Bolsa Família suspenso por falta de frequência escolar durante um determinado período também não estão incluídos na lista dos beneficiários que terão o pagamento liberado agora. Nesse caso, a competência para realizar o desbloqueio é do Ministério do Desenvolvimento Social, e não da Caixa Econômica Federal.
Nesta mensagem é informado que o benefício do Bolsa Família ficará suspenso nos meses de março e abril devido à falta de frequência escolar de uma criança ou adolescente que faz parte da família, em outubro e novembro de 2022.
O governo oferece a possibilidade de o beneficiário apresentar uma justificativa para a suspensão, portanto, se você recebeu essa mensagem e não concorda com a suspensão do seu benefício, compareça a uma unidade de atendimento do Cadastro Único e apresente sua justificativa.
Os bloqueios vão continuar nos próximos meses?
O ministro Wellington Dias confirmou que o governo realizará bloqueios nos próximos meses para famílias que recebem o Bolsa Família de maneira indevida.
Caso você tenha recebido uma mensagem solicitando atualização de dados ou se declarou como unipessoal morando com outras pessoas, é importante atualizar essas informações no CRAS mais próximo para não perder o benefício.
Porém, para aqueles que estão dentro das regras e com o Cadastro Único atualizado, não há motivo para preocupação, já que os depósitos continuarão sendo realizados normalmente pelo governo.