×

Caixa confirma liberação do Empréstimo Auxílio Brasil nas lotéricas

limites de saque e depósito nas casas lotéricas

Caixa confirma liberação do Empréstimo Auxílio Brasil nas lotéricas

Na tarde desta segunda-feira (10), a presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, revelou que o empréstimo do Auxílio Brasil também deve ser ofertado pelo banco em loterias de todo o país, além das lojas físicas e plataformas digitais.

Em seu perfil no Instagram, Daniella revelou que a Caixa está preparando um sistema de envio digital para a próxima segunda-feira, para uma possível oferta de empréstimo no aplicativo Caixa Tem, e amanhã (11) a Caixa se dedicará a preparar a oferta de empréstimo em agências físicas e em Casas Lotéricas.

Os beneficiários do Programa de Transferência de Renda confirmados poderão se inscrever no crédito consignado por meio do aplicativo Caixa Tem, que é utilizado pela maioria das famílias para receber os benefícios, além de instituições físicas e lotéricas.

Na maioria das cidades brasileiras, mesmo aquelas localizadas na zona rural, é uma opção para os beneficiários que precisam de ajuda para firmar contratos de crédito.

Também foi confirmado na semana passada por meio de uma fala da presidente da Caixa que o empréstimo será liberado entre os dias 10 e 15 de outubro, e depois disso, portanto, segundo a previsão, após abordar os detalhes técnicos operacionais, a Caixa deve  liberar até o final da semana.

No início da semana passada, Daniella também confirmou em sua apresentação que a Caixa deverá liberar o crédito do Auxílio Brasil cobrando uma taxa de juros inferior ao valor máximo regulamentado pela regulamentação, mas respeitando o desconto mensal de até 160 reais.

A taxa de juros cobrada abaixo da regulamentação do Ministério da Cidadania é uma boa notícia para os beneficiários do Auxílio Brasil que desejam obter um empréstimo, pois quanto menor o desconto, maior a quantidade de dinheiro que o beneficiário “restou”. Você pode realmente usá-lo.

Além disso, das 12 empresas autorizadas a ofertar o crédito consignado Auxílio Brasil, apenas o Banco Pan e a Caixa confirmaram que continuarão utilizando o crédito consignado, enquanto o Banco Safra, Facta Financeira e Banco Daycoval revelaram que não concederam empréstimos.

Lista de bancos do empréstimo consignado do Auxílio Brasil

Para cooperar com os empréstimos do Auxílio Brasil, o regulamento estabelece que os bancos devem escrever ao Ministério da Cidadania informando sobre sua intenção de conceder crédito, das empresas que cumpriram essa decisão, o governo liberou 12 , veja a lista:

  • Caixa Econômica Federal (já confirmou);
  • Banco Agibank S/A (não se manifestou);
  • Banco Crefisa S/A (não se manifestou);
  • Banco Daycoval S/A (desistiu);
  • Banco Pan S/A (já confirmou);
  • Banco Safra S/A (desistiu);
  • Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A (não se manifestou);
  • Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento (desistiu);
  • Pintos S/A Créditos (não se manifestou);
  • QI Sociedade de Crédito Direto S/A (não se manifestou);
  • Valor Sociedade de Crédito Direto S/A (não se manifestou);
  • Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A (não se manifestou).

O ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, afirmou recentemente que 60 instituições financeiras manifestaram interesse em trabalhar com o empréstimo Auxílio Brasil, mas muitas empresas temem que os beneficiários percam seus benefícios e deixem de pagar o empréstimo, aumentando o risco de perda, e por isso algumas têm já optaram por não participar ou ainda não confirmaram que irão cooperar com o empréstimo

Empréstimo consignado do Auxílio Brasil

De acordo com a Portaria 816 do Ministério da Cidadania, foi especificado que os beneficiários poderão obter as informações necessárias para a celebração de contrato com as empresas, seja por meio do extrato de pagamento do benefício obtido no momento do pagamento da mensalidade ou por meio de consulta pelo app do Auxilio Brasil.

Também foi especificado que o número máximo de parcelas será de 24 (vinte e quatro) por mês e parcelas subsequentes, ou seja, as taxas serão aplicadas mensalmente até que o empréstimo seja totalmente quitado, não sendo possível “PULAR” parcelas a qualquer momento.

Outro ponto importante é a taxa de juros, que não pode ser superior a 3,5% ao mês, o que torna os bens do Auxílio Brasil semelhantes às taxas cobradas dos aposentados e pensionistas do INSS.

Valor do consignado do Auxílio Brasil

Segundo o Ministério da Cidadania, o atual pagamento de 600 reais pelo Auxílio Brasil não será levado em consideração na assinatura do contrato de empréstimo, pois os outros 200 reais são temporários e serão pagos por apenas cinco meses, que se encerrará em dezembro.

Portanto, é possível comprometer até 40% do valor de 400 reais, que é o valor mínimo recebido pela família, equivalente a um percentual de 160 reais, desta forma, comprometendo-se a pagar 160 reais em parcelas mensais, o beneficiário do Auxílio Brasil poderá obter um empréstimo de até R$ 2.500 a uma taxa de juros de 3,5% ao mês, o que equivale a 51,11% ao ano, podendo o valor variar de banco para banco.

No entanto, após o desconto, restam apenas 240 reais para as famílias receberem, e devido ao valor reduzido após o desconto do empréstimo do Auxílio Brasil, muitos especialistas alertam os beneficiários a planejar antes de assinar um empréstimo, pois a dívida é arriscada porque a dívida pertence ao beneficiário, mesmo que não receba mais benefícios.