×

Caixa é liberada a retomar os pagamentos do consignado pelo Auxílio Brasil

Caixa

Caixa é liberada a retomar os pagamentos do consignado pelo Auxílio Brasil

 

O Tribunal de Contas da União (TCU) bloqueou o pedido na última sexta-feira (4) após o Ministério da Administração Pública (MP) solicitar a suspensão das contribuições confiadas à Caixa Econômica Federal pelo Auxílio Brasil.

Segundo informações compartilhadas pelo TCU, não foram constatadas infrações no serviço que justifiquem sua suspensão. A decisão foi proferida por Aroldo Cedraz, e agora a Caixa Econômica voltou a emitir o crédito.

O pedido do parlamentar foi bem específico e apontou medidas abusivas da Caixa Econômica Federal ao conceder o empréstimo confiado a Auxílio Brasil durante a campanha.

No entanto, após análise do TCU e arquivamentos junto ao banco público, a Cedraz concluiu que o órgão seguiu todos os trâmites necessários, confirmando assim a viabilidade do produto.

O ministro disse ainda que a Caixa cumpriu todas as regras a que estava habituada a solicitar o crédito financeiro que normalmente concede.

Embora o patrocinador do deputado tenha questionado a possibilidade de aumentar o endividamento das famílias quando da assinatura do contrato de empréstimo, o TCU não vê necessidade de suspender o serviço.

Afastaram por completo a suposta irregularidade quanto a não observância de procedimentos operacionais ou de análises de risco essenciais e prévios à decisão de ofertar o empréstimo consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil”, disse Cedraz.

Como pedir consignado pelo Auxílio Brasil na Caixa

Em 1º de novembro, a Caixa divulgou comunicado informando que o empréstimo confiado pelo Auxílio Brasil estava suspenso. De 1º a 14 de novembro, não é possível solicitar crédito financeiro no banco, pois a atualização do sistema também depende da Dataprev.

A informação é que as solicitações de remessas da Auxílio Brasil podem começar a partir do dia 14 de novembro às 07:00. Os clientes interessados ​​podem fazer o pedido nas agências da Caixa, casas lotéricas ou App Caixa Tem da seguinte forma:

  • Acesse o Caixa Tem e faça login;
  • Selecione “Consignado do Auxílio Brasil”;
  • Clique em “Simular e contratar”;
  • Preencha as informações necessárias;
  • Aguarde o processamento do seu contrato;
  • O dinheiro será depositado na conta poupança.

Os bancos demoram em média cinco dias para liberar o crédito em uma conta. O valor máximo da parcela é de 160 reais por 24 meses e os juros mensais são de 3,45%, todas essas informações são repassadas pelo banco antes da finalização do contrato.