Visão de Investidor

A visão certa do sucesso
Caixa libera Distribuição do lucro do FGTS nos próximos meses

O FGTS é um direito de todo trabalhador que tem carteira assinada e funciona como uma espécie de caderneta de poupança. Alguns trabalhadores ainda têm direito a um dinheiro extra além dos valores tradicionais.

É o chamado lucro do FGTS, cujo depósito é feito sempre em agosto do ano seguinte. Isso significa que os depósitos bancários serão rentáveis ​​de 2022 até agosto de 2023, conforme exigido por lei.

Então, para saber mais sobre como funciona essa repartição de lucros, confira o texto abaixo.

Lucro do FGTS: valores terão liberação em agosto de 2023

Vale ressaltar, portanto, que aproximadamente 106,7 milhões de profissionais com saldos positivos em conta conseguiram sacar esses valores em 31 de dezembro de 2021. Esse montante representava 99% do lucro disponível para o FGTS na época.

Por exemplo, alguém que tivesse R$ 100 na conta do FGTS naquele momento teria recebido R$ 2,75 adicionais de lucro. Alguém com 1.000 reais fica com 27,49 reais, e assim por diante.

Qual a origem do lucro do FGTS?

Basicamente, enquanto os recursos ficam guardados na conta do fundo, o banco investe o valor no negócio de crédito. Com isso, o dinheiro é repassado pela instituição, e o lucro é o valor total disponível no fundo, multiplicado pelos juros e rendimentos da conta.

Então é como se o trabalhador estivesse pegando um empréstimo no banco. Agora, essas receitas voltam na forma de lucros. Por exemplo, isso é muito semelhante ao processo de investimento em renda fixa do CDB. No final, o banco distribui este rendimento de todas as contas anualmente a todos os responsáveis ​​por essas contas.

Para saber se você tem direito ao lucro do FGTS, use o app FGTS (Android e iOS) ou o site da Caixa Econômica Federal.