×

Calendário atualizado de bloqueios do Bolsa Família

Bolsa Família

Calendário atualizado de bloqueios do Bolsa Família

Após o início dos bloqueios de pagamentos do Bolsa Família em abril, que resultaram na exclusão de mais de 1 milhão de famílias beneficiárias, o governo federal implementou medidas para atualizar o calendário de bloqueios dos cadastros unipessoais em 2023.

O grupo composto por pessoas cadastradas como famílias de apenas um membro (famílias unipessoais) está sob investigação devido a possíveis irregularidades nos pagamentos do Bolsa Família. Aproximadamente 5 milhões de cadastros serão revisados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) até o final deste ano.

Com o objetivo de organizar o processo de verificação cadastral, o governo dividiu esse grupo em seis categorias, numeradas de 1 a 6, de acordo com o período em que ingressaram no programa.

Por exemplo, o grupo 1 é composto por beneficiários que se cadastraram no programa (ainda denominado Auxílio Brasil) entre agosto e dezembro do ano passado.

Suspeita-se que, durante esse período, a entrada de famílias unipessoais tenha sido facilitada por motivações eleitoreiras do governo anterior.

O governo está empenhado em aprimorar a gestão do programa e combater possíveis fraudes, visando assegurar que os recursos sejam direcionados de maneira justa e adequada aos cidadãos mais vulneráveis.

A revisão dos cadastros unipessoais é um passo necessário nesse processo, permitindo a identificação e correção de eventuais irregularidades, garantindo a sustentabilidade e continuidade do programa em benefício da população brasileira.

Cronograma de bloqueio do Bolsa Família

Conforme indicado no documento emitido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), as famílias passarão por um período de bloqueio de três meses, durante o qual os beneficiários terão a oportunidade de atualizar as informações dos membros do grupo familiar antes que o Bolsa Família seja cancelado.

Recentemente, o cronograma passou por uma revisão devido à implementação do novo Bolsa Família em junho, resultando em um prazo mais curto para o Público 2.

Esses beneficiários terão seus benefícios bloqueados em julho e, no mês subsequente (agosto), terão seus pagamentos cancelados.

A seguir está o calendário atualizado de bloqueios do Bolsa Família:

Público Bloqueio Cancelamento
Público 1 De Abril a Junho/2023 Julho/2023
Público 2 Julho/2023 Agosto/2023
Público 3 De Julho a Setembro/2023 Outubro/2023
Público 4 De Agosto a Outubro/2023 Novembro/2023
Público 5 De Setembro a Novembro/2023 Dezembro/2023

A seguir, apresentamos os prazos para cada grupo evitar o cancelamento do benefício do Bolsa Família:

  • Público 1 – Família deve regularizar o cadastro até 16 de junho de 2023
  • Público 2 – Família deve regularizar o cadastro até 14 de julho de 2023
  • Público 3 – Família deve regularizar o cadastro até 15 de setembro de 2023
  • Público 4 – Família deve regularizar o cadastro até 13 de outubro de 2023
  • Público 5 – Família deve regularizar o cadastro até 10 de novembro de 2023

Aumento do Bolsa Família: O que esperar do reajuste em junho?

O calendário de bloqueios do Bolsa Família foi organizado de acordo com as categorias estabelecidas pelo governo para as famílias unipessoais.

O objetivo é facilitar a verificação e atualização dos cadastros, garantindo a transparência e a correta destinação dos recursos do programa.

Os beneficiários do Grupo 1, que realizaram o cadastro entre agosto e dezembro do ano passado, terão seus benefícios bloqueados a partir de setembro.

O período de bloqueio será de três meses, durante os quais será possível atualizar as informações necessárias para comprovar a elegibilidade ao programa.

Após esse período, caso as atualizações sejam feitas corretamente, os pagamentos serão retomados.

Já o Grupo 2, que teve um prazo mais curto para atualização dos cadastros, terá seus benefícios bloqueados a partir de outubro.

Esses beneficiários terão apenas um mês para realizar as atualizações necessárias, sendo importante que estejam atentos ao prazo estabelecido pelo governo. Caso não realizem as atualizações a tempo, os pagamentos serão cancelados a partir de novembro.

É fundamental que as famílias beneficiárias estejam cientes das datas estabelecidas no calendário de bloqueios e aproveitem o período de bloqueio para atualizar todas as informações necessárias.

Dessa forma, poderão evitar a suspensão ou cancelamento do Bolsa Família e garantir o acesso contínuo aos benefícios.

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) reforça a importância da atualização correta dos cadastros, pois isso contribui para a gestão eficiente do programa, o combate a possíveis fraudes e o direcionamento adequado dos recursos aos cidadãos que realmente necessitam.

Caso as famílias tenham dúvidas ou necessitem de orientações adicionais, é recomendado buscar informações junto aos órgãos responsáveis pelo Bolsa Família, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou o próprio MDS.

O governo está empenhado em garantir a transparência e o bom funcionamento do programa, visando sempre o bem-estar das famílias em situação de vulnerabilidade.