Pular para o conteúdo

O caminhoneiro receberá R$ 3 mil na próxima semana. Veja os que são aptos a receber

O Ministério da Cidadania confirmou que uma frota de transportadores automatizados poderá sacar R$ 3 mil na próxima semana. O valor equivale às três primeiras parcelas do Auxílio Caminhoneiro, criado pelo governo em agosto deste ano.

Esses profissionais possuem registro ativo no Cadastro Nacional de Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas (RNTR-C) na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), mas não possuem registro de operações em 2022. Portanto, é necessário enviar uma autodeclaração para se regularizar.

O prazo para envio de documentos foi prorrogado de 29 de agosto para 12 de setembro. Todos aqueles que cumprirem os requisitos poderão utilizar a cota depositada neste mês e o valor pago anteriormente.

Além desse grupo que já tem acesso à assistência ao caminhoneiro, eles também poderão sacar os benefícios no dia 24 de setembro. Vale lembrar que quem se inscreveu no final de agosto recebeu as duas primeiras parcelas juntas, totalizando 2.000 reais.

Próximos pagamentos

Milhares de profissionais ainda podem solicitar o benefício, mas não haverá pagamentos retroativos a partir de agora. Consulte o calendário divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP):

Prazo para autodeclaração ou regularização Data de pagamento
22 de julho 9 de agosto (1ª e 2ª parcelas)
15 a 29 agosto 6 de setembro (1ª e 2ª parcelas)
11 de setembro  24 de setembro (3ª parcela)
9 de outubro 22 de outubro (4ª parcela)
13 de novembro 26 de novembro (5ª parcela)
4 de dezembro 17 de dezembro (6ª parcela)