×

Cancelamento em massa de cadastros do Bolsa Família em março: Famílias sofrem bloqueio.

consignado do Bolsa Família

Cancelamento em massa de cadastros do Bolsa Família em março: Famílias sofrem bloqueio.

Cancelamento em massa de cadastros do Bolsa Família em março: Famílias sofrem bloqueio. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou oficialmente o novo Programa Bolsa Família no início de março e os primeiros repasses serão realizados a partir da próxima segunda-feira (20).

No entanto, o governo federal atualizou o sistema de cruzamento de dados do Cadastro Único (CadÚnico) e começou a verificar se as famílias estão cumprindo as exigências de saúde e educação, o que resultará no bloqueio de mais de 1,5 milhão de benefícios a partir de março.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, também informou que uma grande atualização cadastral começará no próximo mês e incluirá milhões de famílias suspeitas de irregularidades. Esses beneficiários ainda receberão o benefício em março, mas precisarão atualizar seu cadastro quando forem convocados para evitar bloqueios nos próximos meses.

“Estamos em um processo de atualização do Cadastro Único em parceria com a rede SUAS e os municípios. Nosso foco inicial é trabalhar nas áreas onde a irregularidade é mais comum. Estamos tomando todas as precauções necessárias para garantir a segurança do Cadastro Único, tanto para a inclusão quanto para a exclusão de famílias.”

Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Assim, os 1,55 milhões de bloqueios do Bolsa Família neste mês de março são referentes aos beneficiários que tiveram irregularidades comprovadas pelo governo por meio de cruzamento de dados. Segundo a secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, Letícia Bartholo, entre esses bloqueios, há 393 mil famílias unipessoais que foram identificadas como não sendo realmente unipessoais e que não atendem aos critérios de renda exigidos pelo novo Programa Bolsa Família.

Veja também: O valor de R$1200 para o Bolsa Família em março foi confirmado pelo aplicativo. Consulte agora quanto você irá receber com a atualização realizada pelo governo.

Famílias do novo Bolsa Família bloqueadas em março

Segundo o governo federal, as mais de 1,5 milhões de famílias em todo o Brasil que serão bloqueadas do novo Bolsa Família neste mês de março perderão o direito de receber o benefício do programa de transferência de renda devido às irregularidades já comprovadas. Abaixo estão listados os principais motivos de bloqueio para este mês, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social:

  • Falsas famílias unipessoais: Os beneficiários que informaram ao CadÚnico que moram sozinhos e mentiram, são comuns casos em que as famílias se separam artificialmente e um dos membros realiza outro cadastro para receber mais um pagamento mensalmente, enquanto continua fazendo parte de um grupo familiar com outras pessoas.
  • Famílias com renda acima do permitido: Para ter direito ao novo Bolsa Família, é necessário apresentar uma renda máxima de até R$218 por pessoa da família. Os bloqueios deste grupo serão aplicados àqueles que ultrapassarem este limite de renda. Muitas famílias afirmam conhecer pessoas que ganham altos salários e que eram beneficiárias do antigo Auxílio Brasil, e estes bloqueios devem solucionar esses problemas.
  • Famílias com crianças com baixa frequência escolar: Uma das principais exigências do novo Bolsa Família é a boa frequência escolar das crianças. Essa regra já existia no antigo Auxílio Brasil, mas não era cobrada com rigor. Agora, muitas famílias estão recebendo mensagens nos aplicativos do programa com avisos sobre o bloqueio temporário em março devido à baixa frequência escolar no final do ano passado.

Calendário de pagamentos do novo Bolsa Família em março

Os pagamentos de março do novo Bolsa Família serão efetuados a partir do dia 20 deste mês, seguindo até o dia 31, de acordo com o número final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada beneficiário. Confira o calendário oficial divulgado pelo Ministério da Desenvolvimento Social:

  • Beneficiários com NIS de final 1 recebem dia: 20 de março;
  • Beneficiários com NIS de final 2 recebem dia: 21 de março;
  • Beneficiários com NIS de final 3 recebem dia: 22 de março;
  • Beneficiários com NIS de final 4 recebem dia: 23 de março;
  • Beneficiários com NIS de final 5 recebem dia: 24 de março;
  • Beneficiários com NIS de final 6 recebem dia: 27 de março;
  • Beneficiários com NIS de final 7 recebem dia: 28 de março;
  • Beneficiários com NIS de final 8 recebem dia: 29 de março;
  • Beneficiários com NIS de final 9 recebem dia: 30 de março;
  • Beneficiários com NIS de final 0 recebem dia: 31 de março.

Além disso, todas as famílias de três grupos receberão no dia 20, independentemente da data indicada no calendário: o povo Yanomami, em Roraima; as famílias rurais afetadas pela seca no Rio Grande do Sul; e as famílias do litoral de São Paulo afetadas pelas chuvas. As demais famílias do país continuarão recebendo normalmente, de acordo com o calendário oficial.