×

Cartão consignado pelo INSS: entenda como a mudança pode afetar seu bolso

Cartão consignado pelo INSS

Cartão consignado pelo INSS: entenda como a mudança pode afetar seu bolso

A partir de agora, aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS podem solicitar o cartão de crédito consignado com novas condições. O órgão anunciou aumentos de limite de cartão e outras mudanças para os segurados que afetam o empréstimo planejado.

O Instituto Nacional do Seguro Social anunciou mudanças no sistema de empréstimo salarial na última terça-feira (13). A agência estipulou que o novo limite máximo para o cartão consignado seria de 1,6 vezes o valor do seguro recebido mensalmente.

É importante lembrar que, ao utilizar o cartão de crédito consignado, o valor segurado do INSS é descontado diretamente em sua folha de pagamento do benefício. Se aposentados ou pensionistas quiserem usar o cartão para sacar dinheiro, o valor só pode chegar a 70% do limite do cartão.

Facilidades do cartão de crédito consignado do INSS

  • É permitido fazer saque em dinheiro de até 70% do limite do cartão;
  • Não é cobrada anuidade do cartão;
  • Oferece descontos em redes de farmácias associadas;
  • Prazo de 40 dias para pagar a fatura mensal;
  • Oferece seguro de vida e auxílio funeral sem cobrança adicional.

Há também um limite máximo para a renda mensal paga pelo beneficiário para saldar a dívida. Os segurados do INSS só podem destinar até 45% do valor da mensalidade para o pagamento do empréstimo consignado no cartão de crédito consignado.

Alguns economistas não concordam com o aumento do limite do cartão. Esse grupo acredita que a medida pode facilitar o endividamento dos aposentados e, em última instância, tornar-se lucrativa apenas para os bancos.

Se o valor da conta cartão ultrapassar 5% da renda do segurado, o excesso da dívida é calculado separadamente e não é descontado da folha de pagamento. Caso essa dívida não seja quitada, será aplicada uma taxa de juros de 3,06% ao mês, percentual máximo fixado pelo INSS.

Cada pensionista que fizer um empréstimo salarial terá 84 meses para pagar o valor. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) prevê que, em setembro de 2023, novos cartões de crédito estarão disponíveis para contratos com diversas instituições financeiras.

Quem tem direito ao cartão de crédito consignado do INSS?

  • Aposentados do INSS;
  • Pensionistas do INSS;
  • Cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas);
  • Beneficiários da Renda Mensal Vitalícia (RMV).

Como solicitar um empréstimo consignado do INSS?

Ao contrário dos pedidos de benefícios e outros serviços oferecidos pela agência, os pedidos de empréstimo consignado não podem ser feitos online. O INSS exige o reconhecimento biométrico, ou seja, a autorização é feita apenas presencialmente no banco.

Ainda segundo a Febraban, alguns bancos brasileiros já confirmaram a oferta do cartão de crédito consignado. É o caso dos bancos BGM, Master, PAN, Santander, Daycoval e Facta. Cada instituição financeira pode cobrar até R$ 15 pela emissão do cartão, mas não pode cobrar anuidade.

Por fim, para a contratação do cartão de crédito consignado, o segurado deve ter uma margem disponível em sua folha de pagamento do INSS. Para saber o valor de sua margem, o aposentado pode usar o aplicativo Meu INSS, disponível para download gratuito para Android e iOS.

Após entrar na plataforma, selecione a opção “Extrato de Empréstimo Salário” para saber o valor exato da sua margem. Lembrando que a instrução do cartão de crédito consignado não pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, somente pelo banco do titular.