×

Cartão de crédito e Bolsa Família: Entenda as regras do pente-fino

Cartão de crédito e Bolsa Família

Cartão de crédito e Bolsa Família: Entenda as regras do pente-fino

O governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social, tem implementado um pente-fino nos cadastros do Bolsa Família com o objetivo de identificar beneficiários irregulares e bloqueá-los.

Esta medida se faz necessária devido ao fato de que muitos dos beneficiários possuem uma renda superior ao limite estabelecido pela regra atual, que é de até R$218 por pessoa.

Vale ressaltar que a posse de cartão de crédito  e bolsa família são coisas distintas,pois cartão de crédito não é considerado como renda fixa e não interfere no recebimento do benefício, desde que a renda per capita da família esteja dentro dos limites estabelecidos pelo programa.

Por isso, é importante que os beneficiários do Bolsa Família mantenham seus cadastros atualizados e estejam cientes das regras para evitar o bloqueio do benefício.

É importante ressaltar que o Bolsa Família é um programa social que visa auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, garantindo-lhes um mínimo de condições para a subsistência.

Porém, é necessário que haja critérios para a seleção de beneficiários, a fim de garantir que os recursos sejam destinados às pessoas que realmente necessitam.

Nesse sentido, o pente-fino é uma ação justa e necessária para garantir que o dinheiro público seja utilizado de maneira adequada, beneficiando aqueles que realmente precisam.

No entanto, é preciso que haja um acompanhamento constante e rigoroso por parte do governo para que a seleção dos beneficiários seja justa e transparente, evitando possíveis casos de exclusão indevida.

Ter cartão de crédito pode bloquear o Bolsa Família?

Cartão de crédito e Bolsa Família essa é a dúvida se possuir um cartão de crédito pode levar ao bloqueio do benefício. No entanto, é importante destacar que ter um cartão de crédito não é considerado como renda fixa e, portanto, não afeta o Bolsa Família, desde que a renda per capita da família esteja dentro dos limites estabelecidos pelo programa.

O governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social, tem implementado um pente-fino nos cadastros do Bolsa Família com o objetivo de identificar beneficiários irregulares e bloqueá-los, principalmente aqueles que possuem uma renda superior ao limite estabelecido pela regra atual.

Saiba mais: 5 opções de cartão de crédito sem consulta ao SPC e Serasa

Portanto, é fundamental que os beneficiários do Bolsa Família estejam cientes das regras e mantenham seus cadastros atualizados para evitar o bloqueio do benefício.

Entretanto, de acordo com as regras do programa, a posse de um cartão de crédito não interfere no bloqueio do Bolsa Família, pois o dinheiro do crédito não é considerado como renda fixa.

É importante esclarecer que o Bolsa Família é um programa de transferência de renda que tem como objetivo ajudar as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

O benefício é concedido de acordo com a renda per capita da família, ou seja, a soma de todas as rendas divida pelo número de pessoas que vivem na residência.

Portanto, a posse de um cartão de crédito não significa que a família tenha uma renda fixa mensal que possa colocar em risco a continuidade do benefício.

O dinheiro do cartão de crédito é um limite de crédito disponível que pode ou não ser utilizado, e não uma renda fixa mensal.

Dessa forma, é importante que os beneficiários do Bolsa Família não se preocupem com a posse de um cartão de crédito e não deixem de utilizá-lo por medo de perder o benefício.

O programa é uma importante ferramenta de combate à pobreza e deve ser utilizado para garantir a melhoria da qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social.

Conheça as novas regras para manter o benefício do Bolsa Família

A Medida Provisória (MP) nº 1.164 trouxe mudanças importantes para o programa Bolsa Família, inclusive em relação às regras que as famílias devem cumprir para manter o benefício mensal.

Conheça a seguir quais são essas novas regras:

  1. Atualização do Cadastro Único: as famílias deverão manter os dados atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, sob pena de suspensão do benefício. É importante que as informações estejam sempre corretas e atualizadas, como mudanças de endereço, composição familiar, entre outras.
  2. Frequência escolar: as crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos precisam ter frequência escolar mínima de 85% para que o benefício continue sendo repassado. Essa medida visa incentivar a permanência dessas crianças e adolescentes na escola e garantir a continuidade dos estudos.
  3. Acompanhamento de saúde: as famílias precisam manter as crianças menores de 7 anos em dia com as vacinas e participar das pesquisas de crescimento e desenvolvimento infantil. Além disso, as mulheres grávidas devem realizar o pré-natal e as consultas de puerpério.
  4. Inclusão produtiva: o programa vai incentivar a inclusão produtiva das famílias, por meio de ações como cursos de capacitação, acesso ao microcrédito, entre outras. O objetivo é que as famílias possam aumentar a renda e, assim, sair da situação de vulnerabilidade.

É importante ressaltar que o Bolsa Família é um programa de transferência de renda temporário e que as mudanças nas regras buscam incentivar a autonomia das famílias e a melhoria de sua qualidade de vida.

Por isso, é fundamental que as famílias cumpram essas novas regras para garantir a continuidade do benefício e buscar a sua inclusão produtiva.

Calendário de abril do Bolsa Família

O calendário de pagamento do Bolsa Família referente ao mês de abril está chegando ao fim, mas ainda há datas de pagamento para aqueles com Número de Inscrição Social (NIS) terminado em 7, 8, 9 e 0. Confira abaixo o calendário completo:

  • NIS de final 1: dia 14 de abril;
  • NIS de final 2: dia 17 de abril (pagamento antecipado para o sábado, dia 15);
  • NIS de final 3: dia 18 de abril;
  • NIS de final 4: dia 19 de abril;
  • NIS de final 5: dia 20 de abril;
  • NIS de final 6: dia 24 de abril (pagamento antecipado para o sábado, dia 22);
  • NIS de final 7: dia 25 de abril;
  • NIS de final 8: dia 26 de abril;
  • NIS de final 9: dia 27 de abril;
  • NIS de final 0: dia 28 de abril.

É importante lembrar que o Bolsa Família é um programa de transferência de renda do Governo Federal que tem como objetivo ajudar as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

O valor do benefício varia de acordo com a composição familiar e a renda per capita, e pode ser utilizado para suprir as necessidades básicas das famílias, como alimentação, saúde e educação.

Por isso, é fundamental que os beneficiários fiquem atentos às datas de pagamento e utilizem o benefício de forma consciente e responsável, garantindo assim uma melhoria na qualidade de vida e o desenvolvimento socioeconômico das famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade.