Cartão do Auxílio Brasil pode ser usado para receber o Bolsa Família?

Cartão do Auxílio Brasil

Vários beneficiários do Bolsa Família manifestaram preocupação com o uso do cartão com o nome do programa Auxílio Brasil que foi renomeado para Bolsa Família.

O cartão Auxílio Brasil pode ser usado para transferir dinheiro do Bolsa Família para a tranquilidade do beneficiário. Esta é uma ótima escolha para muitas pessoas porque não exige que troquem de cartão ou peçam um novo.

Como de costume, 18 de janeiro é o primeiro dia de pagamento do ano, continuando os pagamentos até o dia 31. O dígito final do Número de Identificação Social de uma pessoa determina esse cronograma.

Cartão do Auxílio Brasil

O cartão com a logomarca Auxílio Brasil começou a ser distribuído em 2022 e trouxe a possibilidade de fazer compras no débito. No entanto, o item atingiu apenas cerca de 8,5 milhões de brasileiros, e o programa atende atualmente mais de 21 milhões de famílias.

Isso significa que muitos ainda têm o antigo cartão do Bolsa Família ou nenhum cartão para sacar o beneficio.

Novo cartão do Bolsa Família?

O governo Lula chegou a falar na intenção de fornecer a todos os beneficiários do programa novos cartões do Bolsa Família para facilitar o acesso. Isso porque muitas famílias não possuem meios, como celulares, para transferir dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem.

No entanto, esta medida viria com altos custos de implementação e não há nenhuma confirmação oficial de que isso realmente aconteça.

Nesse sentido, os cidadãos que foram atendidos pelo programa Auxílio Brasil podem continuar se beneficiando normalmente do novo benefício pelos meios habituais.

Observe que o Bolsa Família deposita R$ 600. Além disso, a partir de março deste ano, deve ser pago um adicional de R$ 150 para famílias com crianças menores de 6 anos.

Regras do Bolsa Família

O programa de transferência de renda, que durou 18 anos, tinha regras específicas. O descumprimento delas levou ao bloqueio e até cancelamento do Bolsa Família. Essas regras foram esquecidas durante a vigência do Auxílio Brasil, mas devem voltar com o retorno do Bolsa Família.

Veja algumas regras conhecidas.

  • Crianças e adolescentes dependentes devem ter a carteira de vacinação em dia;
  • Crianças e adolescentes dependentes devem estar matriculados na escola e ter frequência escolar igual ou superior a 85%;
  • Gestantes devem fazer acompanhamento pré-natal;
  • Lactantes e crianças em estado de trabalho infantil devem receber acompanhamento.

Como consultar se foi aprovado no Auxílio Brasil

Para saber se você está na lista das 300 mil novas famílias aprovadas no Auxílio Brasil, utilize os seguintes canais:

%d blogueiros gostam disto: