Cartão do Auxílio Brasil: Veja o que fazer se você ainda não recebeu
Desde junho deste ano, o governo federal está enviando novos cartões aos beneficiários do Auxílio Brasil, porém muitas famílias ainda não receberam um novo cartão e, por isso, estão se perguntando o que fazer nesses casos e se é possível acompanhar a entrega ou obter novas informações .
Primeiramente, o beneficiário precisa saber que nenhuma ação é necessária, pois os novos cartões devem ser entregues pelo correio diretamente no endereço que os beneficiários informaram no Cadastro Único (CadÚnico), porém, caso a família ainda não o tenha recebido, é possível acompanhe a situação da entrega através dos telefones federais da Caixa Econômica.
O acompanhamento da emissão de novos cartões pelos beneficiários do Programa de Transferência da Receita do Governo Federal que residem nas capitais ou regiões metropolitanas pode ser feito pelo telefone 4004-0104, enquanto as famílias Auxílio Brasil que moram no interior podem ligar para o número gratuito 0800 104 0104 para monitorar o envio de novos cartões.
Além disso, também é necessário indicar que os beneficiários que residem em municípios mais isolados e que não possuem nenhuma ou várias agências da Caixa devem ter prioridade no recebimento de novos cartões Auxílio Brasil para melhorar as condições de recebimento de cotas desses beneficiários.
De acordo com a Caixa, o cartão deve ser desbloqueado por telefone pelo serviço Caixa Auxilio Brasil no 111 e além do cartão Auxílio Brasil é necessário ter número de identificação social (NIS), RG e CPF do titular do benefício.
Após o procedimento por telefone, o beneficiário do benefício deve dirigir-se à lotérica ou agência da Caixa e apresentar documento de identidade para concluir o cadastro, pois é no local físico que o beneficiário do benefício pode concluir o processo, além disso, também é possível cadastrar uma nova senha pelo aplicativo Caixa Tem, por meio da opção “Auxílio Brasil” e depois “Cadastrar senha do cartão”.
Benefícios dos novos cartões do Auxílio Brasil
Os novos cartões bancários Auxílio Brasil são enviados para substituir os antigos cartões do Bolsa Família ainda válidos e oferecem os seguintes serviços bancários gratuitos:
- Até dois saques por mês em terminal de autoatendimento, unidade lotérica e/ou correspondente;
- Até dois saques por mês em bancos 24h;
- Até três transferências por mês, para contas de outros bancos;
- Transferências ilimitadas para contas da Caixa;
- Transferências e recebimentos ilimitados via Pix.
No total, 6,6 milhões de famílias que aderiram ao Auxílio Brasil a partir de novembro de 2021 e recebem um benefício de poupança social digital devem recebê-lo.
Além disso, o Ministério da Cidadania informou que a exposição à tecnologia de chip aumenta a segurança do cartão, o que ajuda a reduzir o risco de clonagem.
Novos cartões do Auxílio Brasil
Além disso, os novos cartões do programa Auxílio Brasil devem oferecer aos beneficiários a opção de fazer compras e pagar diretamente com o cartão do programa sem precisar sacar valores, o que deve facilitar muito a vida de quem mora em, por exemplo, cidades perigosas, pois será possível evite levar dinheiro.
Até ao momento, o ministério anunciou que foram emitidos e emitidos mais de 3,2 milhões de cartões, com prioridade para as famílias residentes em concelhos onde não existem agências bancárias, razão pela qual o novo cartão, segundo o governo, facilita a sua bancarização.
Os novos cartões Auxílio Brasil começaram a ser criados depois que o atual governo realizou um levantamento familiar e concluiu que alguns beneficiários ainda acreditavam ter recebido o Bolsa Família por possuírem os antigos cartões do programa, o que não era bem reconhecido entre os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro ( PL ) durante as eleições.