Pular para o conteúdo

Cartão do Beneficiário – Novo cartão do INSS para aposentados e pensionistas

Cartão do Beneficiário

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou na segunda-feira (6) que o governo começará a distribuir um novo cartão de benefícios para os aposentados e segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a partir de março.

O novo cartão de benefícios funcionará como um tipo de bilhete único para aposentados e pensionistas, oferecendo vantagens exclusivas e acesso a um clube de descontos especiais para os 37 milhões de segurados da Previdência Social.

Cartão de benefícios

O ministério da Previdência está preparando um novo cartão, chamado por Carlos Lupi de “cartão do beneficiário”, que trará boas vantagens para os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O primeiro benefício do cartão diz respeito ao uso em transporte público. Atualmente, segurados com mais de 60 anos precisam solicitar uma autorização na sua região para usufruir do transporte gratuito.

Assim, se um idoso desejar viajar ou passar algum tempo em outra localidade ou estado, precisará solicitar autorização, apresentar documentos e esperar para garantir o uso gratuito do transporte público.

Com o novo “cartão do beneficiário”, essa etapa não será mais necessária, pois o cartão terá validade nacional e os segurados poderão usar o transporte gratuito sem precisar solicitar autorização.

Além disso, será criado um clube de vantagens para os segurados clientes do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, que terão acesso a descontos especiais em farmácias conveniadas.

De acordo com o ministro Carlos Lupi, a novidade ajudará cerca de 14 milhões de segurados que são clientes dos bancos públicos, possibilitando diversos descontos e vantagens.

Lupi ainda mencionou que, em um segundo momento, correntistas de bancos privados também poderão se juntar ao clube de vantagens, que, por enquanto, estará restrito aos bancos públicos.

Outra novidade para aposentados

Além dos novos recursos que o ministério da Previdência está preparando para os segurados, os aposentados também podem celebrar o fim da exigência da prova de vida.

A obrigação de realizar a prova de vida mudou e agora não é mais responsabilidade do segurado, mas sim do INSS, que irá identificar as movimentações dos aposentados através do cruzamento de dados entre órgãos públicos e o Instituto.

Com isso, os aposentados não precisam mais se preocupar com a obrigação de comparecer anualmente a uma agência bancária para realizar a prestação de fé.

No entanto, os segurados precisam estar atentos ao Meu INSS, pois se o INSS não conseguir comprovar a vida deles através do cruzamento de dados, eles serão contatados para realizar a prestação da fé.

Com o acesso do INSS a diferentes bases de dados, a comprovação de que o segurado está vivo será muito mais fácil, garantindo o pagamento contínuo do benefício mensal.