×

Cartórios começam a emitir carteira de motorista

carteira de motorista

Cartórios começam a emitir carteira de motorista

Desde quarta-feira, 25, os motoristas do Rio de Janeiro começaram a solicitar a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em cartório.

A medida é uma ação do Rio Detran em cooperação com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-RJ).

Os dois lados assinaram um acordo que visa ampliar os serviços à população e reduzir a demanda acumulada devido à pandemia.

Primeiramente, o serviço estará disponível em 16 cartórios da capital, além de outras cidades como Maricá, Duque de Cassias, Nova Friburgo, Petrópolis, Niterói e Nova Iguaçu.

Outros 17 cartórios do Rio de Janeiro deverão prestar esses serviços em junho.

Quais serviços estão disponíveis?

A parceria entre o Detran-RJ e os cartórios permite que os cidadãos realizem os seguintes tipos de serviços: renovação de CNH, emissão de primeira e segunda habilitações e alterações nos dados da categoria dos documentos.

Além de emitir, os notários também podem emitir cartões de identificação do Second Life. Este acordo entre Detran-RJ e Arpen-RJ foi feito pela Corregedoria da Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Documentação necessária

A marcação em cartório não carece de marcação prévia. Os cidadãos só precisam de trazer os seguintes documentos ao escritório: caixa de previdência, documento de identidade original e comprovante de residência.

O Documento Único de Cobrança (Duda) deve ser pago antecipadamente no banco Bradesco. Os cartórios cobram uma taxa de conveniência de R$ 44,30. Este valor inclui impostos e pode ser de até 5%, dependendo do município.

Em relação ao prazo para emissão de documentos, os cartórios e o Detran-RJ disponibilizam no máximo 15 dias após a solicitação.

Lembre-se, o telefone é presencial e o horário de atendimento depende de cada unidade prestadora de serviço.

CONTINUE LENDO ->