Como conferir o extrato do FGTS

Como conferir o extrato do FGTS em 2022

 

Os depósitos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) são agrupados em contas vinculadas e o saldo é constituído em seu nome. Este saldo é utilizado como poupança e pode ser resgatado em caso de demissão sem justa causa ou outras circunstâncias estipuladas por lei.

Se você precisa do extrato para acompanhar a movimentação do FGTS, há várias maneiras de fazer isso sem sair de casa. Veja como funciona.

Aplicativo FGTS

A maneira mais fácil de acessar todas as informações é baixando o aplicativo FGTS trabalhador .Com apenas alguns cliques, você pode verificar depósitos, atualizar endereços e até localizar os pontos de serviço mais próximos de você.

Site da Caixa

Para quem preferir acessar o extrato pelo site da Caixa, basta inserir o CPF, NIS ou endereço de e-mail além da senha cadastrada. O serviço lista todos os lançamentos na conta feitos durante os seis meses de trabalho, incluindo detalhes do empregador e do empregado e a data da última atualização.

No site também está disponível o relatório completo do FGTS, que além das informações mais recentes, mostra todas as contas antigas associadas ao número do PIS/Pasep cadastrado.

SMS

A Caixa Econômica Federal oferece serviço gratuito de SMS para manter os funcionários informados sobre os depósitos e saldos do fundo. As inscrições devem ser feitas pelo app do FGTS, site da Caixa ou sala de autoatendimento da Caixa.

Ao optar por esse serviço, o cliente evita receber extrato de dois meses em casa e ajuda a reduzir o consumo de papel.

Lucro do FGTS

Por fim, cabe ressaltar que o governo distribui anualmente o lucro do FGTS apurado no ano anterior. Cada funcionário recebe um valor diferente, de acordo com o valor que tinha em conta na data acordada. Este valor está incluso no saldo do fundo e somente poderá ser resgatado nos casos previstos em lei.

%d blogueiros gostam disto: