×

Como emitir a NFS-e como MEI?

Como emitir a NFS-e como MEI?

Como emitir a NFS-e como MEI?

A Receita Federal criou uma plataforma para facilitar a vida dos MEIs no Brasil. O microempreendedor individual deve emitir nota fiscal na prestação de serviços ou na venda de produtos.

Na última quarta-feira, dia 18, o MEI de um município não filiado à plataforma emitiu a primeira Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e) compatível com o padrão nacional. A iniciativa de criar um padrão nacional deve facilitar a vida dos empresários de todo o país.

Emissão de nota de fiscal por MEI

A Receita Federal vem desenvolvendo a plataforma há algum tempo e a solenidade do dia 18 é um marco, pois possibilita a publicação do documento por microempreendedores individuais de municípios não filiados. A ideia é simplificar o ambiente profissional do MEI.

Com o apoio da prestadora de serviços Sebrae, o MEI de Brasília, Distrito Federal passou a utilizar o serviço. A principal atividade desse profissional é a edição de periódicos.

Muitas empresas contam com o NFS-e para melhorar seu ambiente operacional e facilitar a burocracia. Isso acontecerá antes do lançamento oficial do sistema.

Atualmente, 180 municípios aderiram ao sistema nacional de emissão de NFS-e, sendo 18 capitais, o que corresponde a aproximadamente 50% do volume total de notas fiscais de serviços emitidas no país.

A partir de 3 de abril deste ano, todos os MEIs do país que prestam serviços a pessoas jurídicas devem emitir nota fiscal de serviços de acordo com a norma nacional.

Como emitir a NFS-e como MEI?

Para emitir um documento, acesse o portal ou aplicativo GOV/NFSE.

Após o cadastro, você terá duas opções para emitir nota de serviço: pelo aplicativo ou pelo WEB emissor no próprio portal gov.br. No site do Sebrae você encontra tutoriais para cadastro e mais informações sobre o faturamento.