×

Como evitar bloqueios no Auxílio Brasil – Confira

Como evitar bloqueios no Auxílio Brasil

Como evitar bloqueios no Auxílio Brasil – Confira

O ministro Ronaldo Bento disse que em setembro, o Ministério da Cidadania fará uma análise de vários participantes do esquema, com o objetivo de eliminar aqueles que não cumprem os requisitos estabelecidos. O programa é chamado de direcionamento e busca beneficiários cuja renda ultrapasse os limites estabelecidos pelas regras do programa.

Aqueles que não tiverem mais direito ao auxílio terão seus benefícios cancelados porque não precisam mais participar como beneficiários.

A medida entrou em vigor no início deste mês e, segundo o próprio Ministério da Cidadania, mais três novos membros do público estarão envolvidos na revisão. O objetivo da segmentação é verificar as informações das famílias beneficiárias.

Os três novos grupos são: categorias quatro, cinco e seis, e estão detalhadas a seguir:

  • Categoria quatro: As famílias que passaram no pente-fino no primeiro semestre do ano voltaram a receber benefícios como parte de um cadastro único. Neste caso, o benefício será cancelado.
  • Categoria cinco: As famílias que precisarem renovar seu registro em setembro serão congeladas por dois meses ou canceladas a partir de dezembro se não aplicarem os benefícios.
  • Categoria seis: Séries que fornecem dados e documentações inconsistentes no CadÚnico que precisam ser atualizadas. Nesse caso, o benefício só será cancelado se o beneficiário não resolver suas pendências.

Dessa forma, para evitar que os benefícios sejam cancelados, as famílias precisam renovar seu cadastro no Cadunico. Eles também devem atender a requisitos mínimos pré-determinados para participação no programa.

Atualização do Cadastro Único

O Ministério da Cidadania informou que o prazo para atualização do CadÚnico era 14 de outubro. Esse procedimento pode ser feito na unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

As famílias que se cadastraram na plataforma, mas não sabem como atualizar por falta de informação, devem observar o seguinte:

Para realizar a análise de sua situação cadastral do CadÚnico, o usuário pode acessar:

  • Por meio do aplicativo, disponível para Android e iOS;
  • Pelo site do CadÚnico;
  • Presencialmente em qualquer CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Para quem decide atualizar seus dados online, é necessário notificar o CPF para fazer a consulta. Além disso, o aplicativo do programa ainda exige que o partido tenha uma conta gov.br para obter as informações necessárias.

Se você se mudar para outra cidade, você precisa atualizar o Cras diretamente na cidade atual, e não pode fazer isso online. É importante que as famílias não esperem ultrapassar o prazo de renovação de 24 meses. O ideal é atualizar quando um componente da estrutura familiar muda.

Empréstimo consignado do Auxílio Brasil

Os empréstimos salariais do Auxílio Brasil ainda não podem ser contratados pelos beneficiários do programa. Uma data ainda não foi definida, embora o governo tenha prometido começar em setembro deste ano.

Faltando menos de um mês para a eleição, o governo corre contra o tempo para tentar fazer com que Auxílio Brasil emita um empréstimo consignado por escrito.

A ideia é colocar um teto de juros nessa abordagem, sem que nenhuma linha de crédito seja alvo de críticas e aponte para o risco de uma população superendividada. Para implementar essa medida e manter o valor dos benefícios, são necessários cortes para viabilizar o orçamento de 2023.

Dessa forma, a data exata para o desembolso do empréstimo consignado ainda não foi definida e os envolvidos precisarão aguardar novas informações do governo sobre o assunto.