Como fica o CADÚNICO em 2023?

CADÚNICO

O Cadastro Único, o Programa Social do Governo Federal (também chamado de CadÚnico) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo ao governo estabelecer controles e soluções para lidar com a realidade dessas famílias.

Atualmente, o Cadastro Único contempla cerca de 19 benefícios oferecidos pelo programa. E um desses benefícios foi cortado: o auxílio-gás. Para quem usa o CadÚnico, essa notícia foi uma surpresa, pois o benefício está em vigor desde o início do programa.

Atualmente, a Auxílio Gás atende mais de 5 milhões de brasileiros. Por outro lado, as famílias receberam R$ 112 nesta quarta-feira (21) para pagar a compra integral de um botijão de 13 kg. A partir de janeiro este valor não será mantido.

Como fica o CADÚNICO em 2023?

Os benefícios sociais devem continuar em 2023 e o governo federal, em conjunto com o Ministério da Cidadania, deve selecionar novos grupos a serem contemplados pelo CadÚnico e seus benefícios.

Porém, já se sabe que as famílias que estão no Cadastro Único terão que atualizar seus dados. Vale ressaltar que as famílias interessadas devem estar cadastradas no CadÚnico 2023 para ter acesso aos benefícios, incluindo um novo benefício: o benefício de R$ 150 por filho de até 6 anos.

Cada família de baixa renda pode se cadastrar com um cadastro. Para isso, você deve se enquadrar nas condições exigidas pelo governo, que incluem renda de até meio salário mínimo, composição familiar com renda bruta de até três salários mínimos ou ser oriundo de família em situação de rua.

A inscrição pode ser feita por um representante da família maior de 16 anos e preferencialmente mulher. Depois é só ir ao CRAS da sua cidade e apresentar o número do seu CPF ou título de eleitor.

%d blogueiros gostam disto: