×

Como reativar seu BPC bloqueado pela internet – Veja o passo a passo

Como reativar seu BPC bloqueado pela internet

Como reativar seu BPC bloqueado pela internet – Veja o passo a passo

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é uma forma de assistência para idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência de qualquer idade que demonstrem não ter condições de se sustentar ou ter apoio familiar.

Para receber esse benefício, a pessoa deve comprovar que a renda familiar mensal é inferior a 1/4 do salário mínimo e estar cadastrada no CadÚnico.

Recentemente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) criou regras específicas no aplicativo para atender solicitações de reativação de BPCs suspensos ou bloqueados por falta de atualização do Cadastro Único (CadÚnico). O prazo para os servidores do Instituto responderem a solicitações e situações regulatórias é de 30 dias.

O CadÚnico é um cadastro federal que serve de base para o cadastro de outros programas sociais, pois contém informações sobre a renda e a situação social de cidadãos e famílias carentes.

Como pedir reativação do BPC pelo Meu INSS

A reativação do benefício pode ser solicitada pelo telefone 135 ou remotamente em uma agência de previdência social, conforme regulamentação publicada.

Na Central 135, que funciona das 7h às 22h de segunda a sábado, o segurado deve informar que se trata de uma solicitação de reativação do BPC após atualização dos dados do CadÚnico.

Caso o cidadão queira atendimento presencial, deve agendar uma ida à agência pelo telefone ou 135 ou Meu INSS e informar que deseja agendar um horário “atendimento específico”.

No entanto, existe outra maneira mais prática de solicitar um desbloqueio. A reativação é possível através do portal Meu INSS. Para isso, o segurado deve primeiro procurar um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), depois acessar o portal e solicitar os serviços “Reativar Benefício”.

Uma última informação importante é que o BPC é um benefício revisado bianualmente que pode ser suspenso ou bloqueado por falta de atualização dos dados do segurado no CadÚnico.