Como se aposentar pelo teto do INSS?

Como se aposentar pelo teto do INSS?

Para se aposentar recebendo o teto do INSS é necessário um planejamento, pois existem várias regras disponíveis, cada uma com um cálculo diferente.

Há uma série de obstáculos que precisam ser superados para atingir o teto previdenciário. Em primeiro lugar, é necessário garantir que o beneficiário tem direito a uma contribuição média de 100%, que pode ser conseguida, por exemplo, através de regras de portagem ou regras de idade mínima. No segundo caso, o período mínimo é de 40 anos para homens e 35 anos para mulheres.

Mesmo com uma contribuição média de 100%, isso ainda não garante que os benefícios sejam calculados ao máximo. “Sua contribuição média deve ser igual ou superior ao limite que garante esse direito.

Uma forma de garantir o teto é contribuir por mais tempo para o INSS. Desta forma, o tempo de contribuição dos homens pode atingir mais de 100% do nível médio, e o tempo de contribuição das mulheres pode chegar a 15 anos.

Por outro lado, se as contribuições médias não atingirem o teto atual, os homens terão que contribuir por mais de 40 anos e as mulheres por mais de 35 anos para aumentar essa proporção e, assim, atingir o teto.

Confira o gráfico

Aposentadoria pelo teto do INSS

Se aposentar pelo teto é difícil?

Há uma pequena chance de que a contribuição média de uma pessoa atinja o teto atual do INSS e possa ter que ser compensada aumentando o coeficiente. Para isso, é necessário um tempo maior de contribuição, o que nem sempre vale a pena.

Tudo depende da situação, mas um plano de previdência é essencial. Na maioria dos casos, isso pode ser um desperdício de recursos. É importante ressaltar que valores acima do limite não podem ser pagos, pois são ignorados nos cálculos dos benefícios.

É melhor planejar, fazer cálculos, entender seu caso específico e contar com um especialista, se possível. Existem atualmente mais de 10 regras de aposentadoria possíveis no INSS e muitas vezes você pode criar estratégias contributivas ou esperar até pedir uma aposentadoria para obter melhores benefícios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: