×

Como verificar o valor do Bolsa Família em março: 3 métodos simples

Como verificar o valor do Bolsa Família

Como verificar o valor do Bolsa Família em março: 3 métodos simples

O Programa Bolsa Família foi oficialmente lançado este mês com novidades. O valor mínimo do benefício será de R$600, que será pago a todos os beneficiários a partir de março, inclusive para as famílias com menor número de membros, aquelas sem crianças ou com apenas um integrante. Adicionalmente, as famílias com crianças de até seis anos de idade em sua composição receberão um valor extra de R$150.

Com o início dos pagamentos se aproximando na próxima segunda-feira (20), os mais de 21 milhões de beneficiários do Bolsa Família já estão ansiosos para saber quanto e quando irão receber. Para ajudar, selecionamos três maneiras de consultar os valores sem precisar sair de casa, basta ter um celular à mão. Confira abaixo:

  • Aplicativo Caixa Tem:

    O aplicativo que já vinha sendo utilizado pelas famílias em situação de vulnerabilidade social para receber o antigo Auxílio Emergencial e o extinto Programa Auxílio Brasil, será agora utilizado para os pagamentos do novo Bolsa Família. Ele está disponível para download em dispositivos com sistema Android, através da Play Store do Google deste link. Basta acessar o aplicativo, selecionar a nova opção e receber a informação sobre o valor e a data do recebimento por meio de uma mensagem, já que o aplicativo funciona como uma conversa no WhatsApp.

  • Aplicativo Bolsa Família: O aplicativo do antigo Auxílio Brasil foi atualizado durante o último final de semana e agora foi renomeado. Para aparelhos com sistema Android, é possível baixá-lo através da Play Store, a loja virtual do Google deste link. O acesso ao aplicativo pode ser realizado utilizando as informações de login do Caixa Tem ou do GOV.br.
  • Aplicativo Portal Cidadão:  Este aplicativo também passou por atualizações recentes e, para aparelhos com sistema Android, pode ser baixado por meio deste link. Além disso, é possível realizar o acesso utilizando as informações de login do Caixa Tem ou do GOV.br.

3 Formas Simples de Consultar o Valor do Bolsa Família em Março

Além disso, os beneficiários que não estão acostumados com aplicativos e novas tecnologias, também possuem boas opções para consultar o valor que receberão e a data de pagamento do novo Bolsa Família em março. O governo federal e a Caixa disponibilizam dois números de telefone gratuitos que podem ajudar as famílias com dúvidas. Confira abaixo:

  • Telefone 121: Trata-se do número de telefone da Central de Atendimento do Ministério da Cidadania, responsável pelo programa social. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para ser atendido, basta escolher a opção “Bolsa Família” e confirmar informações como nome completo, data de nascimento e número do CPF ao atendente.
  • Telefone 111: Este é o número de telefone da Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal. O atendimento eletrônico está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Basta escolher a opção Bolsa Família e fornecer informações ao atendente, como nome completo, data de nascimento e número do CPF, por exemplo, para ser atendido.

Calendário de Pagamentos do Novo Bolsa Família em Março

Os pagamentos do novo Bolsa Família referentes a março têm início previsto para o dia 20 do próximo mês e seguirão até o dia 31, conforme o número final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada beneficiário. Para mais detalhes, confira o calendário oficial divulgado pelo Ministério da Cidadania abaixo:

  • Beneficiários com NIS de final 1 recebem dia: 20 de março;
  • Beneficiários com NIS de final 2 recebem dia: 21 de março;
  • Beneficiários com NIS de final 3 recebem dia: 22 de março;
  • Beneficiários com NIS de final 4 recebem dia: 23 de março;
  • Beneficiários com NIS de final 5 recebem dia: 24 de março;
  • Beneficiários com NIS de final 6 recebem dia: 27 de março;
  • Beneficiários com NIS de final 7 recebem dia: 28 de março;
  • Beneficiários com NIS de final 8 recebem dia: 29 de março;
  • Beneficiários com NIS de final 9 recebem dia: 30 de março;
  • Beneficiários com NIS de final 0 recebem dia: 31 de março.

Adicionalmente, algumas famílias de três grupos distintos terão seus pagamentos creditados no dia 20, independentemente do número final do NIS: o povo Yanomami, em Roraima; as famílias rurais afetadas pela seca no Rio Grande do Sul; e as famílias do litoral de São Paulo afetadas pelas chuvas. Para as demais famílias do país, o pagamento seguirá o calendário oficial estabelecido.