×

Novidades em 2024: Confira as Mudanças no Benefício BPC

BPC

Novidades em 2024: Confira as Mudanças no Benefício BPC

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) tem sido uma ferramenta essencial no combate à pobreza e na garantia de direitos aos grupos mais vulneráveis da nossa sociedade: os idosos acima de 65 anos e as pessoas com deficiência.

Presente na vida de cerca de 4,8 milhões de brasileiros, este benefício proporciona uma ajuda financeira vital para a manutenção da qualidade de vida desses cidadãos. No entanto, em 2024, algumas mudanças foram implementadas.

Essas mudanças estão relacionadas à revisão dos valores e a outras questões. Portanto, se você deseja obter mais informações, continue conosco e veja tudo o que preparamos para você.

BPC

Conheça as mudanças previstas para o BPC em 2024

O ano de 2024 trouxe algumas alterações significativas ao BPC. Estas incluíram um aumento no valor do benefício, alterações no cronograma de pagamento e a suspensão temporária do recadastramento anual para beneficiários idosos e com dificuldades de locomoção.

Esta última mudança, em particular, é uma medida provisória, então os beneficiários precisam estar cientes de que sua duração ainda é incerta. Vale destacar, no entanto, que as condições de saúde que dão direito ao BPC não sofreram mudanças.

Existem diversas condições de saúde que dão direito ao BPC. Estas incluem alienação mental, artrite reumatoide, cegueira, doença de Huntington, espondiloartrose anquilosante, hepatopatia grave, mal de Alzheimer e a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV-AIDS).

A inclusão dessa ampla gama de doenças permite que um maior número de pessoas tenha acesso a este benefício vital.

Calendário de pagamento do benefício

A organização é fundamental para uma boa gestão do benefício. Por isso, é disponibilizado mensalmente um calendário de pagamento do BPC, contendo as datas específicas em que cada beneficiário receberá, de acordo com o final do seu NIS.

Em fevereiro de 2024, por exemplo, beneficiários com NIS final 1 recebem no dia 23, final 2 no dia 26, final 3 no dia 27, e assim por diante.

Manter-se atualizado sobre o BPC é fundamental para evitar surpresas desagradáveis e garantir seus direitos como beneficiário.

Entre para o nosso grupo no facebook! MEU INSS