Pular para o conteúdo

Confira o calendário de pagamentos da Restituição do Imposto de Renda

Restituição do Imposto de Renda

Serão cinco parcelas de restituição de imposto de renda este ano, pagáveis ​​entre maio e setembro, com as mesmas regras de ordem de pagamento de 2021: quanto mais cedo chegarem, mais cedo os contribuintes receberão suas restituições. , se tiver algum valor a receber.

Por outro lado, a pessoa que recebeu por último teve uma correção maior. Os valores de reembolso são gerados com base na taxa de câmbio Selic, e quanto mais tempo demorar para o dinheiro chegar na sua conta, maior será a receita. A Receita Federal anunciou que o valor pago será reajustado pela Selic em 1%, atualmente em 13,25% ao ano.

Calendário de restituição do Imposto de Renda 2022

Veja abaixo o calendário de restituição do Imposto de Renda 2022:

Lote Data de pagamento
31/05
30/06
29/07
31/08
30/09
Fonte: Receita Federal

Como saber em qual lote da restituição estou?

Para saber se você receberá o reembolso em determinado lote, basta fazer uma consulta, que a Receita Federal emite uma semana antes do pagamento.

A consulta para o segundo lote de restituições deve ser nesta quinta-feira (23), uma semana antes do depósito.

Para saber quando você receberá sua restituição de imposto de renda, o contribuinte deve acessar o site Meu Imposto de Renda e clicar em “Consultar sua restituição de imposto” na lista de serviços. Para consultas simples, basta acessar este link e informar CPF, ano da declaração (2022) e data de nascimento.

Restituição via Pix

A novidade deste ano é que as restituições do imposto de renda já estão disponíveis por meio do Pix. O contribuinte pode informar sua chave Pix CPF e receber o valor na conta associada ao arquivo.

Um detalhe importante é que apenas a chave associada ao CPF do contribuinte é válida. A Receita Federal alertou ainda que não era possível receber o valor da restituição em conta de terceiros ou na conta de folha de pagamento do contribuinte.