×

Confirmado antecipação do calendário de setembro do Auxílio Brasil

calendário de setembro do Auxílio Brasil

Confirmado antecipação do calendário de setembro do Auxílio Brasil

O Ministério da Cidadania espera pagar o Auxílio Brasil para cerca de 20,2 milhões de famílias em agosto. À medida que setembro se aproxima, os beneficiários procuram informações sobre possíveis novos desenvolvimentos no calendário.

A liberação antecipada de benefícios é uma estratégia do governo para começar a pagar R$ 600 por mês o quanto antes. O aumento do valor do benefício é possível após a aprovação de emenda constitucional, que destinou recursos para ampliar o programa.

O plano de benefícios original cobre os últimos dez dias úteis de cada mês, exceto dezembro. No entanto, neste mês, a Caixa Econômica Federal fez as transferências entre os dias 9 e 22.

Antecipação em setembro

Em entrevista recente, o ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, disse que o governo pretende avançar com a próxima edição do Auxílio Brasil. Segundo ele, essa mudança é resultado da modernização dos processos.

“Esse processo aprimorado, bem como a forma mais rápida de gerar a folha de pagamento mensal, nos permitiu efetuar os pagamentos na primeira metade do mês”, disse.

Bento confirmou que o plano é pagar os benefícios antecipadamente até o final do ano. “Esse é o nosso propósito, que continuemos a fazer este pagamento aos beneficiários do Auxílio Brasil e do Auxílio Gás nas duas primeiras semanas após agosto”, acrescentou.

O governo federal deve publicar um novo calendário no Diário Oficial da União para formalizar as expectativas de pagamento. A medida deve ocorrer nos próximos dias.