×

Conheça 5 formas de aumentar o valor da sua restituição do Imposto de Renda

restituição do Imposto de Renda

Conheça 5 formas de aumentar o valor da sua restituição do Imposto de Renda

Preencher a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) pode ser motivo de frustração para muitos brasileiros. O objetivo ao preencher o formulário geralmente é aumentar o valor da restituição devida; no entanto, existem algumas dicas que podem ajudar a reduzir o pagamento de impostos e aumentar a quantidade de dinheiro devolvido.

A principal dica é não ignorar os gastos com educação, saúde e previdência na hora de informar. Outra orientação divulgada aos contribuintes é a de apresentar notas fiscais, extratos bancários e recibos junto com a declaração. Tudo isso pode ajudar a aumentar o valor do seu reembolso.

Confira cinco dicas para incluir em sua declaração de imposto de renda para recuperar valores maiores em restituições pagas pelo governo.

Declarar gastos com educação

Quando o contribuinte atestar que passou o ano com educação, seja para si ou para dependentes, a declaração será devolvida como benefício na declaração de imposto de renda. Cada dependente tem um limite de taxa igual a R$ 3.561,50, que é a taxa máxima que gerará um reembolso para o declarante.

Despesas com escolas e faculdades são aceitas como geradoras de reembolso, mas canhotos de curso de idiomas e comprovantes de pagamento de aulas particulares não são válidos para deduções de despesas com educação.

Declarar gastos com saúde

Quando se trata de despesas com saúde, não há limite para o valor que pode ser deduzido do imposto de renda. Confirmação de visitas a psicólogo e dentista estão incluídas nas despesas que podem aumentar o reembolso, além de visitas a consultórios médicos.

Declarar gastos com dependentes

Se o contribuinte tiver dependentes como filhos, cônjuges, pais ou outros parentes, suas despesas podem ser incluídas na mesma declaração, resultando em uma declaração maior.

Há também um limite de dedução neste caso que é de R$ 2.275,08 por dependente. Entre os casais com filhos, apenas um dos contribuintes pode incluir dependentes na declaração.

Declarar doações

As doações feitas a instituições filantrópicas ao longo do ano também são dedutíveis do imposto de renda. É necessário verificar se a organização é aprovada pelo governo, apenas as doações feitas a essas instituições são dedutíveis do imposto de renda.

Declarar gastos com a Previdência

Tanto os contribuintes da Previdência Social quanto os beneficiários de algum tipo de previdência privada podem pleitear a dedução do valor gasto. Para contribuintes do INSS, a restituição pode ser integral desde que os benefícios sejam para programas governamentais.

Quem contribui com o Plano Individual de Aposentadoria (Fapi) ou por meio do Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) pode descontar até 12% do que foi declarado no ano.