×

Conheça as propostas do presidente eleito para o Auxílio Brasil 2023

Auxílio Brasil 2023

Conheça as propostas do presidente eleito para o Auxílio Brasil 2023

A partir do ano que vem, Lula terá o poder de decidir o que fazer com o Auxílio Brasil. Abaixo, listamos as principais proposta,para o beneficio social.

As propostas

R$ 600

Primeiro, Lula prometeu manter os 600 reais do Auxílio Brasil em 2023, a verdade é que O presidente terá que trabalhar com o Congresso para manter a o valor do beneficio em 2023.

R$ 150 extras

Outra das promessas de Lula é uma sobretaxa de 150 reais para crianças menores de 6 anos. De acordo com a proposta da campanha, a ideia é transferir valor de forma cumulativa. Assim, por exemplo, uma família com dois filhos nessa faixa etária pode receber 300 reais por mês além do mínimo de 600 reais.

“Melhor distribuição”

Durante a campanha, Lula também disse que pretende melhorar a distribuição do valor do espetáculo. O candidato na época chegou a dizer que era injusto que uma família de quatro pessoas recebesse o mesmo tratamento que as pessoas que moram sozinhas. Segundo ele, essa lógica mudará a partir de 2023.

“Retorno das condicionantes”

Lula também disse que voltaria à ideia de condições familiares. Segundo ele, o sistema será mais parecido com o antigo Bolsa Família, quando as pessoas precisavam cumprir uma série de exigências, como levar os filhos à escola, vacinar-se em tempo hábil e até mesmo fazer o controle constante das usuárias grávidas.

Não é verdade que essas condições deixaram de existir com o presidente Jair Bolsonaro (PL). No entanto, algumas críticas foram levantadas à forma como a Secretaria de Cidadania tem conduzido essa fiscalização, principalmente no que diz respeito ao sistema de vacinação contra a Covid-19.

13º salário?

Um dos pontos mais intrigantes é a questão do pagamento do 13º salário dos usuários do programa Auxílio Brasil. Afinal, o que Lula disse na campanha sobre esse tema? De acordo com os planos de governo do PT, não foram assumidos compromissos nesse sentido.

Aliás, a proposta de pagar aos usuários do Auxílio Brasil o 13º salário foi do atual presidente, Jair Bolsonaro. De qualquer forma, ele disse que só pagaria o dinheiro se ganhasse as eleições.

De qualquer forma, a verdade é que os usuários do Auxílio Brasil terão dificuldades para ganhar o 13º salário este ano.

Auxílio Brasil segue

Independentemente do resultado das eleições de domingo, o fato é que as liberações de Auxílio Brasil não serão paralisadas. Nos próximos meses, novas transferências serão feitas para mais de 21 milhões de brasileiros.

Após a derrota do atual governo, o Ministério da Cidadania ainda não se pronunciou sobre os pagamentos dos depósitos de novembro. Até agora, o calendário mostra que as estreias começam no dia 17.