×

Consignado do Auxílio Brasil 2023 – Ainda está sendo liberado?

Consignado do Auxílio Brasil 2023

Consignado do Auxílio Brasil 2023 – Ainda está sendo liberado?

Em outubro de 2022, a Caixa Econômica Federal iniciou a liberação do crédito consignado do Auxílio Brasil. Isso coincidiu com a liberação de empréstimos de outras instituições financeiras.

Mesmo com pouco tempo de liberação, muitos beneficiários do programa e analistas de crédito manifestaram sua preocupação com a nova modalidade de crédito.

Entre vários problemas, o banco público chegou a suspender a linha de crédito mais de uma vez. Em novembro, logo após a divulgação do resultado das eleições, houve reclamações sobre o indeferimento de pedidos de diversos usuários.

Diante de tal cenário, com mudança de governo, o presidente Lula (PT) já fez críticas ao empréstimo de ajuda. Afinal, qual é o status da remessa agora?

Contratação do consignado do Auxílio Brasil

Além de todos os problemas citados acima, o empréstimo salarial foi considerado uma manobra eleitoral pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pois com a derrota na corrida presidencial, os pedidos de tramitação do crédito começaram a ser cancelados.

Em novembro, após um período de paralisação do atendimento, a Caixa Econômica Federal voltou a oferecer o consignado.

No entanto, com a posse de Lula neste ano, não se sabe exatamente o objetivo da linha de crédito. O banco público ainda não se pronunciou sobre a suspensão ou continuidade até esta publicação.

Suspensão do consignado do Auxílio Brasil

Integrantes do governo Lula chegaram a declarar que querem a suspensão do serviço para proteger as famílias vulneráveis, público atendido pelo programa, do superendividamento, já que as parcelas do empréstimo são descontadas automaticamente do valor do auxílio. .

Críticas ao empréstimo do Auxílio Brasil

Antes mesmo da regulamentação, a folha de pagamento associada do Auxílio Brasil já era criticada por analistas da área, que viam alto risco de deterioração da qualidade de vida dos beneficiários do programa, uma vez que o valor do benefício seria reduzido no momento da contratação do empréstimo.

Ressaltaram também que os recursos do programa foram utilizados para custear despesas essenciais. Com tão pouco dinheiro, essas famílias podem achar difícil arcar com as despesas de subsistência.