CAIXA

Consignado do Auxílio Brasil – Caixa atualiza prazo para liberação do Empréstimo

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta semana que ampliou o prazo de pagamento do empréstimo de dois para cinco dias úteis para as famílias do Programa Auxílio Brasil, para que novos pagamentos só sejam feitos após a eleição deste fim de semana.

Consequentemente, os beneficiários que já conseguiram ou ainda poderão obter a aprovação de um pedido de empréstimo junto ao Auxílio Brasil nesta semana não começarão a recebê-lo até o início da próxima semana, prazo que oficialmente também vale para aqueles que já solicitaram ou solicitar um empréstimo desde a última quarta-feira (26).

A medida foi informada pela Caixa na última terça-feira (25) após a suspensão de novos pedidos e contratos de empréstimo por 24 horas (prazo que já havia expirado), enquanto o banco público prestava esclarecimentos ao Tribunal de Contas da União (TCU) sobre os métodos utilizados Liberar Crédito Família com Programa de Transferência de Dinheiro.

Isso porque, a pedido do Ministério Público (MP), o TCU está investigando se os empréstimos estão sendo liberados pela Caixa em caráter eleitoral, por isso o ministro responsável, Aroldo Cedraz, instruiu o banco a suspender ainda mais a dispensa de empréstimos para evitar possíveis responsabilidades futuras, o que fez com que o banco suspendesse os trabalhos na última terça-feira e estendesse o prazo para liberação dos valores.

Liberação do consignado do Auxílio Brasil apenas após as eleições

O prazo de dois dias úteis foi estabelecido por portaria publicada pelo Ministério da Cidadania e, portanto, a Caixa deveria pedir autorização ao ministério para prorrogar esse prazo por necessitar de mais tempo para conduzir processos burocráticos internos, como procedimentos antifraude e verificação dos benefícios do CPF do beneficiário.

No entanto, não há informações oficiais se tal pedido de alteração da data de liberação já foi feito pela Caixa ou já foi aprovado pelo ministério, mas os bancários já confirmaram a nova data, portanto os beneficiários que solicitaram o Auxílio Brasil e receberam a confirmação do pedido, terão que aguardar cinco dias úteis para que os valores sejam liberados.

Beneficiários do Auxílio Brasil devem aguardar para receber o empréstimo

Até agora, o banco orientava os beneficiários com contratos “pendentes” ou “aprovados” a aguardarem até cinco dias úteis para uma nova atualização ou recebimento de valores referentes à folha de pagamento, para os aprovados, e se nada mudar devem dirigir-se a uma agência ou casa lotérica com documentos pessoais.

No entanto, para muitos beneficiários esse prazo de cinco dias úteis ou mais expirou e o status do contrato ainda está “em processamento” ou “aprovado”, porém, ao chegar a uma agência ou lotérica, eles recebem informações pouco claras, pois muitos funcionários não estão preparados ou orientado pelo banco, para resolver a situação e sem saber o que fazer, peça ao beneficiário Auxílio Brasil que espere mais um pouco.

Empréstimo consignado do Auxílio Brasil

De acordo com o Despacho 816 do Ministério da Cidadania, também foi especificado que os beneficiários poderão encontrar as informações necessárias para celebrar um contrato com as empresas por meio do extrato de pagamento do benefício obtido no momento do pagamento da mensalidade ou consultando o aplicativo brasileiro para assistência.

Também foi especificado que o número máximo de parcelas será de 24 (vinte e quatro) parcelas mensais e subsequentes, ou seja, as taxas serão aplicadas mensalmente até que o empréstimo seja totalmente quitado, não sendo possível “pular” parcelas a qualquer momento.

Outro ponto importante diz respeito à taxa de juros, que não pode ser superior a 3,5% ao mês, deixando o Auxílio Brasil com uma taxa de juros semelhante à cobrada dos aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

%d blogueiros gostam disto: