Consignado do Auxílio Brasil

Consignado do Auxílio Brasil – Quem tem dívida na Caixa pode fazer o empréstimo no Caixa Tem?

A Caixa Econômica Federal recebeu cerca de 23.500 pessoas até as 13h30 de ontem interessadas em fazer o empréstimo do Auxilio Brasil.

No entanto, as dúvidas sobre o empréstimo do Auxilio Brasil ainda permanecem. As pessoas se perguntam como o empréstimo é legal quando a contratação com cartão de crédito não é explicitamente permitida pelas regras.

Primeiramente, é importante entender que a REGULAÇÃO MC nº 816, de 26 DE SETEMBRO DE 2022, que estabeleceu as regras para a concessão de remessas do Auxílio Brasil pelos bancos, não limitou o empréstimo apenas ao grupo de beneficiários que não estão em atraso .

Dessa forma, pessoas negativas (com “nome sujo”) também podem solicitar um empréstimo, desde que o banco permita.

Quanto à Caixa, a presidente do banco, Daniella Marques, anunciou que os beneficiários do programa social poderão quitar suas dívidas trocando-as por um empréstimo do Auxílio Brasil.

Assim, quem estiver negativado poderá quitar sua dívida com o banco com taxas mais baixas. Segundo ela: “Quem quiser renegociar com recursos emprestados via consignado do Auxílio Brasil, se a dívida for por cartão de crédito e débito, fechamos a taxa e vamos operar abaixo do teto”.

A Caixa administra o empréstimo no âmbito de um programa social a uma taxa de juros de 3,45% ao mês, enquanto o limite imposto pela portaria é de 3,5%.

No entanto, algumas dívidas podem dificultar a obtenção de crédito pelo Caixa Tem, como no caso de inadimplência no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) ou para quem está no programa de renegociação de dívidas da Caixa.

Cuidado com dívidas antes de contratar o empréstimo do Auxílio Brasil

Especialistas e instituições financeiras têm se preocupado com o risco de endividamento dos mais usuários do programa, pois esse grupo emite créditos consignados.

O decreto de 27 de setembro estabeleceu as regras que as instituições devem seguir para conceder empréstimo do Auxílio Brasil, como teto de juros e número de parcelas.

Mesmo assim, alguns especialistas temem que cidadãos necessitados possam se endividar ao fazer empréstimos. Como o benefício é concedido a famílias pobres e extremamente pobres, elas utilizam o Auxílio Brasil principalmente para fornecer alimentação a seus membros.

%d blogueiros gostam disto: