×

Conta de luz terá redução de 12% – Estima Aneel

Conta de luz fica mais barata

Conta de luz terá redução de 12% – Estima Aneel

As contas de luz devem ficar mais baratas para os brasileiros devido às restrições do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Produtos) sobre a energia elétrica.

A previsão é da Administração Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que calcula uma redução de até 12%.

A diretora da agência, Camila Bomfim, disse em entrevista recente que a mudança viria por meio de uma revisão tarifária especial (RTE) e também de cortes no próprio ICMS.

“A eficácia dessa redução tarifária depende de cada distribuidora, cada distribuidora tem uma quantidade específica de pontos devolvidos aos consumidores.

Calculamos que o impacto para os consumidores foi uma redução média de 5% na conta de luz”, disse Bomfim sobre a revisão da conta de luz.

Os consumidores do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais sentirão os maiores descontos. Esses estados são os primeiros a solicitar isenção das tarifas de energia, portanto, o período de crédito para esses estados será maior.

Quanto ao ICMS, o secretário explicou que as mudanças estão nas mãos dos entes federativos. “O ICMS ainda depende da fiscalização da Fazenda Estadual”, acrescentou.

Dadas as condições hidrológicas favoráveis, a Aneel espera manter a bandeira verde até o final de 2022. A faixa de custo é a mais baixa e não há acréscimo na conta de luz.

“Esta é uma estimativa. Mas esperamos que continue verde. As condições estão mais favoráveis ​​este ano, com níveis dos reservatórios muito melhores do que em 2021”, concluiu.