×

Cortes no Bolsa Família geram sobrecarga nos CRAS e impedem reformulação prometida para 2023

Cadastro do Bolsa Família

Cortes no Bolsa Família geram sobrecarga nos CRAS e impedem reformulação prometida para 2023

Cortes no Bolsa Família geram sobrecarga nos CRAS e impedem reformulação prometida para 2023. Para o ano de 2023, havia uma promessa por parte do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que o Bolsa Família seria reformulado, oferecendo novas condições e benefícios para grupos específicos.

Porém, para que isso fosse alcançado, uma série de cortes começou a ser realizada e muitos beneficiários com suspeitas de possuírem cadastros contendo informações incorretas perderam o direito ao benefício.

A situação atual está gerando uma sobrecarga para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Entenda melhor a situação.

Para o ano de 2023, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) havia prometido uma reformulação no Bolsa Família, com novas condições e benefícios para grupos específicos.

No entanto, para que isso fosse alcançado, uma série de cortes foi iniciada, resultando na perda do benefício para muitos beneficiários com suspeitas de possuírem cadastros com informações incorretas.

A situação atual está gerando uma sobrecarga nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), impedindo a reformulação prometida para o programa de transferência de renda.

Bolsa Família: CRAS está sobrecarregado diante da situação

Através do CRAS, famílias em situação de vulnerabilidade social podem se cadastrar no Cadastro Único (CadÚnico), uma ferramenta do Governo Federal que serve como banco de dados para beneficiários de diversos programas sociais, incluindo o Bolsa Família.

Com os recentes cortes no programa, muitas famílias têm procurado os CRAS para esclarecer sua situação, mesmo sem ter recebido notificação de irregularidade no CadÚnico. Isso tem gerado sobrecarga nas unidades do órgão.

É importante esclarecer que é recomendado procurar o CRAS para regularizar a situação somente após receber notificação sobre possível irregularidade envolvendo o CadÚnico.

As pessoas devem evitar procurar o órgão sem necessidade, para evitar sobrecarga e agilizar o atendimento aos beneficiários que realmente precisam.

O que fazer se eu recebi a notificação?

O bloqueio do Bolsa Família tem como principal alvo as famílias unipessoais, isto é, aquelas que possuem somente uma pessoa.

Durante o ano passado, muitos beneficiários cometeram fraudes em seus cadastros para receber mais de um benefício, registrando-se como “família unipessoal” mesmo pertencendo a um núcleo familiar maior.

As notificações de bloqueio serão enviadas pelo Cadastro Único e por meio de SMS. Aqueles que não atualizarem suas informações ou não comprovarem que vivem sozinhos correm o risco de ter o benefício suspenso permanentemente.

No entanto, se o beneficiário puder comprovar sua elegibilidade para receber o benefício como parte de uma “família de uma pessoa só”, as parcelas bloqueadas serão pagas retroativamente.

Para provar que não está recebendo o benefício indevidamente, é necessário ir ao CRAS após receber a notificação. O prazo máximo é 16 de junho.