×

Data de liberação do Empréstimo do Auxílio Brasil é revelada pela Caixa

Data de liberação do Empréstimo do Auxílio Brasil

Data de liberação do Empréstimo do Auxílio Brasil é revelada pela Caixa

A presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marquês, disse em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (4) que o banco deve começar a emitir contratos de empréstimo para beneficiários do Programa Auxílio Brasil a partir da segunda quinzena de outubro.

Daniella disse que todos os trâmites relacionados ao crédito já estão em andamento, e por enquanto a Caixa vai tratar apenas de ajustes relacionados a questões técnicas e operacionais, então é possível começar a oferecer crédito na segunda quinzena de outubro.

“Assim que a gente tiver definido e preparado junto ao Ministério da Cidadania será devidamente informado a data de início da contratação e amplamente divulgado pra população beneficiária do Auxílio Brasil. […] E a gente tá só nesses ajustes aí da questão tecnológica e operacional de modelagem de risco, e a previsão é para que aconteça a partir da segunda quinzena de outubro. Estamos dando a máxima prioridade pro tema, entendendo a necessidade em atender a população mais vulnerável do país”

Daniella marquês, Presidente da Caixa

A Caixa foi a primeira empresa a confirmar que estaria trabalhando com o empréstimo após a liberação da regulamentação, chegando a sugerir que a adesão ao empréstimo salarial do Auxílio Brasil poderia ser feita pelo aplicativo da Caixa, e que logo após a Caixa, outros bancos e financeiras teria que liberar o empréstimo também.

Caixa libera empréstimo do Auxílio Brasil com taxa menor

Daniella também reafirmou em sua apresentação que a Caixa deverá liberar a carga do Auxílio Brasil cobrando uma tarifa inferior à tarifa máxima estabelecida pela regulamentação, mas respeitando o desconto de até 160 reais por mês.

“O Ministério da Cidadania estabeleceu um teto de taxa de 3,5%. A área de risco e governança de Caixa está terminando a modelagem, a gente vai operar certamente abaixo desse teto, um pouco abaixo, ainda será definido pela área de risco do banco”

Daniella marquês, Presidente da Caixa

Cobrar uma taxa abaixo do teto é uma boa notícia para os beneficiários do Auxílio Brasil que desejam obter um empréstimo, pois quanto menor o desconto, mais o beneficiário terá “de sobra” para assinar o contrato e que ele pode realmente utilizar. .

Regras do consignado do Auxílio Brasil

De acordo com a Portaria nº 816 do Ministério da Cidadania, os beneficiários poderão solicitar a assistência brasileira encontrando as informações necessárias para firmar contrato com a empresa por meio da declaração de pagamento do benefício ou consulta recebida no momento do saque mensal.

Também especifica um número máximo de parcelas de 24 (vinte e quatro) parcelas mensais e parcelas consecutivas, ou seja, uma cobrança obrigatória é imposta a cada mês até que o empréstimo seja totalmente quitado, não sendo permitido o “pular” parcelas em nenhum momento .

Outro ponto importante é a taxa de juros, que não pode ser superior a 3,5% ao mês, tornando a folha de pagamento do Auxílio Brasil semelhante à taxa cobrada dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguros. Previdência Social (INSS).

Valor do consignado do Auxílio Brasil

De acordo com o Ministério da Cidadania, os 600 reais atualmente pagos pelo Auxílio Brasil não serão levados em consideração na assinatura do contrato de empréstimo, pois os outros 200 reais são temporários e serão pagos por apenas cinco meses até o final de dezembro.

Portanto, pode ser comprometido até 40% do valor de 400 reais, que é o valor mínimo recebido pela família, esse percentual equivale a 160 reais, portanto, o beneficiário que se comprometer a pagar 160 reais em parcelas mensais Auxílio Brasil conseguir um empréstimo de até R$ 2.500 a uma taxa de juros de 3,5% ao mês, o que equivale a 51,11% ao ano, o valor pode variar de banco para banco.

No entanto, após o desconto, restam apenas 240 reais para as famílias receberem, e devido ao valor reduzido após o desconto da folha de pagamento do Auxílio Brasil, muitos especialistas alertam que os beneficiários precisam se planejar antes de assinar um empréstimo, pois a dívida é tão arriscada quanto a dívida pertence ao beneficiário, mesmo que ele não receba mais benefícios.