Pular para o conteúdo

Depósitos no App Caixa Tem para mães e pais solteiros do Bolsa Família?

Saiba se mães e pais solteiros do Bolsa Família receberão depósitos em dobro no App Caixa Tem e fique por dentro das novidades do programa de transferência de renda. Confira agora!

Os pagamentos do novo Programa Bolsa Família de abril começaram no dia 14 deste mês e devem terminar na próxima sexta-feira, dia 28 de abril, repassando pelo menos o valor mínimo obrigatório de R$ 600 para todas as mais de 21 milhões de famílias atendidas.

No entanto, muitos beneficiários, especialmente mães e pais solteiros do programa, esperam pela possibilidade de receber o valor em dobro no aplicativo Caixa Tem, assim como ocorreu no antigo Auxílio Emergencial.

Infelizmente, é importante lembrar que isso não deve acontecer, já que, embora o novo programa de transferência de renda tenha sido oficialmente lançado e novas regras e valores tenham sido divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, não há nenhum novo benefício que garanta o pagamento dobrado para pais ou mães solteiros atendidos pelo programa.

Isso ocorre porque os beneficiários dos programas de transferência de renda, especialmente mães e pais solteiros, têm solicitado este tipo de pagamento dobrado desde o término do Auxílio Emergencial e o lançamento do antigo Programa Auxílio Brasil, ainda no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, no final de 2021.

Desde então, foram criados vários projetos com o objetivo de oficializar esse tipo de repasse, sendo que um deles chegou a ser discutido no Congresso Nacional, mas não obteve êxito.

Portanto, não há previsão de pagamento dobrado para mães e pais solteiros no novo Bolsa Família.

Bolsa Família dobrado para mães e pais solteiros

Em abril de 2020, os deputados Assis Carvalho (PI) e Erika Kokay (PT) apresentaram ao Congresso Nacional o Projeto de Lei (PL) 2099/20, que tinha como objetivo garantir o recebimento de pagamentos em dobro, assim como ocorreu no Auxílio Emergencial, para mulheres que fossem consideradas “provedoras de família”, sem cônjuge ou companheiro e com pelo menos uma pessoa menor de 18 anos, ou seja, para as mães solteiras dos programas de transferência de renda, como o atual Bolsa Família.

Para serem elegíveis ao recebimento dos pagamentos em dobro, conforme o projeto, essas mulheres solteiras deveriam ter mais de 18 anos, não possuir um emprego formal ativo, ou seja, não ter carteira assinada, não receber nenhum tipo de benefício previdenciário ou assistencial do governo federal.

Apresentar renda familiar mensal per capita de até meio salário-mínimo ou renda familiar mensal total de até três salários mínimos.

Contudo, o projeto está parado e atualmente tem poucas chances de ser aprovado.

Duas ótimas notícias acabam de ser anunciadas sobre o Bolsa Família

Calendário de pagamentos de abril do Bolsa Família

Os pagamentos referentes ao mês de abril do novo Bolsa Família estão sendo realizados de acordo com o número final do NIS de cada beneficiário e devem ser concluídos no dia 28 deste mês.

É importante ressaltar que não haverá pagamentos em dobro no Caixa Tem para as mães e pais solteiros do programa social, visto que não há previsão para esse tipo de repasse.

Veja abaixo o calendário completo:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 14 de abril;
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 17 de abril (receberam os valores no sábado, 15/04);
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 18 de abril;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 19 de abril;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 20 de abril;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 24 de abril (receberam os valores no feriado de sexta-feira, dia 21/04);
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 25 de abril;
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 26 de abril;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 27 de abril;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 28 de abril.

O pagamento do Bolsa Família referente ao mês de abril será realizado em conjunto com o Programa Auxílio Gás, por meio dos mesmos canais de pagamento utilizados nos últimos meses, incluindo o aplicativo Caixa Tem e os cartões do programa.

Os beneficiários que não possuem acesso a esses meios poderão receber nas agências da Caixa Econômica Federal, porém, somente em dias úteis.

É importante ressaltar que não há previsão de pagamento dobrado para as mães e pais solteiros do programa social.