×

Procedimentos para Lidar com Descontos Indevidos em Benefícios do INSS

INSS

Procedimentos para Lidar com Descontos Indevidos em Benefícios do INSS

Os aposentados, pensionistas e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que identificarem descontos indevidos em seus pagamentos devem solicitar o cancelamento imediato dessas transações. Essa orientação também se estende a empréstimos consignados não solicitados.

Se você perceber qualquer movimentação não reconhecida ou não autorizada em seu benefício, saiba como regularizar a situação com o INSS.

INSS

Como cancelar um desconto indevido em benefício do INSS?

No extrato mensal de pagamento do benefício, ao lado da rubrica de desconto de mensalidade, o segurado encontrará o número do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do órgão. Através desse canal, é possível solicitar o estorno das contribuições.

Outras opções incluem fazer a requisição pelo aplicativo ou site Meu INSS (disponível para Android e iOS) ou registrar uma reclamação na ouvidoria do INSS (telefone 135).

Além disso, os beneficiários podem acompanhar e obter respostas sobre o processo através do Meu INSS. A solicitação ficará visível na lista de ‘Consultar Pedidos’, e para mais informações, basta clicar em ‘Detalhar’.

Denúncias sobre consignados não autorizados

Denúncias referentes a empréstimos consignados não autorizados devem ser feitas pelo Portal do Consumidor. Essa plataforma é gerida pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, e responsável por determinar o cancelamento do empréstimo.

A ilegalidade ocorre quando há desconto em folha de parcelas não autorizadas no pagamento do INSS, pois a legislação estabelece que o desconto de mensalidade só pode ocorrer com ‘expressa autorização do beneficiário’.

Confira as datas de pagamento do Bolsa Família nesta semana no novo Calendário

Como evitar descontos indevidos no pagamento do INSS

Para prevenir surpresas com descontos não autorizados, é crucial verificar regularmente o extrato de pagamento disponível no site ou aplicativo Meu INSS. Caso identifique algum desconto não autorizado, é necessário bloqueá-lo.

Aposentados e pensionistas que não desejam contratar um empréstimo consignado podem bloquear a operação no Meu INSS ou ligar para a Central 135, sem a necessidade de comparecer presencialmente a uma agência do órgão.

Entre para o nosso grupo no facebook!