Pular para o conteúdo

Descubra como verificar o “dinheiro esquecido” em bancos – o sistema estará funcionando novamente amanhã

  • por
dinheiro esquecido

Uma ótima notícia para quem deseja recuperar algum dinheiro: o renomado sistema do Banco Central que possibilita que qualquer pessoa verifique se tem algum valor não reclamado em bancos será reaberto a partir de 7 de março.

Conforme o anúncio do próprio Banco Central, a partir das 10h desta terça-feira (28), já será viável consultar o Sistema de Valores a Receber (SVR).

De acordo com o órgão, a segunda etapa do SRV pode injetar até R$ 6 bilhões na economia, beneficiando 38 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs.

A próxima etapa também apresentará inovações, tais como a implementação de uma sala de espera virtual e a possibilidade de consultar os valores de indivíduos falecidos, com acesso concedido aos herdeiros e testamentários.

Com relação aos tipos de recursos, o BC esclarece que, nesta etapa, será possível recuperar o “dinheiro esquecido” correspondente a contas de pagamento pré ou pós-pagas encerradas com saldo disponível, contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas com saldo disponível, além de outros recursos disponíveis nas instituições para restituição.

Ademais, na segunda fase do SVR, poderão ser solicitados, assim como na primeira etapa, recursos referentes a contas correntes ou poupanças encerradas com saldo disponível, cotas de capital e distribuição de excedentes líquidos de antigos participantes de cooperativas de crédito; recursos não reclamados de grupos de consórcio encerrados, tarifas cobradas indevidamente e parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas.

Ao contemplar todos os tipos de valores previstos na norma do SVR, o BC almeja aumentar as oportunidades e o montante a ser recuperado pela sociedade.

O órgão adverte sobre os golpes e reforça que o único site onde será viável consultar e saber como solicitar a restituição dos valores para pessoas jurídicas ou físicas, inclusive falecidas, é: https://valoresareceber.bcb.gov.br.

Veja abaixo as demais novidades da nova fase do SVR:

  • A inclusão de todos os tipos de valores previstos na norma do SVR ampliará as oportunidades e o montante a ser recuperado.

  • O compartilhamento e a impressão das telas e dos protocolos de solicitação do SVR, inclusive via WhatsApp, tornarão mais fácil o acesso e a guarda das informações do sistema.

  • Será disponibilizada uma sala de espera virtual para manter o SVR aberto por prazo indeterminado, com acesso sem necessidade de agendamento.

  • Será possível realizar a consulta de valores pertencentes a pessoa falecida, com acesso permitido para herdeiros(as), testamentários(as), inventariantes ou representantes legais, mediante informação dos dados de contato da instituição responsável pelo valor e da faixa de valor.

  • Com o SVR, haverá mais transparência para titulares de contas conjuntas. Quando um dos titulares solicitar a devolução do valor, o outro titular poderá visualizar as informações da solicitação, incluindo o valor, a data e o CPF do solicitante, ao acessar o sistema.

Marcações: