×

Dicas de direção defensiva para economizar no seguro auto

Dicas de direção defensiva para economizar no seguro auto

Os acidentes de carro afetam nossa economia e sociedade. Além de retirar quase 2,5% de nosso produto interno bruto (PIB) a cada ano, eles também aumentaram o custo do seguro de automóveis.

Mas, apesar de descartar todas as estatísticas que analisamos, uma coisa é completamente clara: a grande maioria desses acidentes, colisões.

Dicas de direção defensiva para economizar no seguro auto

A maioria dos acidentes de carro é evitável. Se cada motorista adotar técnicas básicas de direção defensiva, o número de colisões será bastante reduzido.

O que é Condução Defensiva?

Se você for como muitas pessoas, pode se perguntar qual é realmente a definição de direção defensiva.

Simplificando, a direção defensiva é a aplicação de regras e técnicas de direção que podem ajudar os motoristas a reduzir riscos e antecipar situações perigosas.

Aqui estão algumas dicas sobre como se tornar um motorista defensivo melhor.

Foco na tarefa em mãos: Condução

O primeiro passo para se tornar um motorista defensivo é perceber que você pode controlar seu estilo de direção. Você deve primeiro considerar a segurança.

Você não pode confiar em outras pessoas na estrada para priorizar sua segurança.

É o seu trabalho. Portanto, use cinto de segurança, não dirija agressivamente e concentre toda a sua atenção na tarefa: dirigir.

Visualize tudo

Observar constantemente a estrada com os olhos atentos é outro hábito dos bons motoristas e defensivos.

Isso significa verificar os lados dianteiro, esquerdo, direito e traseiro com todos os espelhos retrovisores.

Isso lhe dará tempo para reagir a qualquer situação que possa ocorrer no caminho. Abra os olhos e olhe para outros veículos, bicicletas, motocicletas ou pedestres, até mesmo animais de estimação e animais selvagens não deixe passar nada do seu radar.

Tenha sempre uma Rota de Fuga

Em estradas com várias faixas, como rodovias, as faixas centrais são preferidas porque maximizam a possibilidade de virar à esquerda ou à direita.

Mantenha distância

A maioria dos guias de motorista insiste em deixar uma distância de dois segundos entre você e os carros que está a sua frente. Isto não é suficiente.

Deixe pelo menos três a quatro segundos entre você e o carro a sua frente.

Não acelere

Estradas molhadas ou geladas e visibilidade limitada podem reduzir o tempo que você precisa para reagir a outros motoristas, então tenha isso em mente ao dirigir.

Esteja atento

Não se preocupe em lidar com muitos fatores de risco ao mesmo tempo. Concentre-se apenas naqueles que parecem ter a melhor chance de desastre.

Não se Distraia

Qualquer coisa que o distraia de dirigir é uma distração. Um motorista defensivo não é um motorista distraído.

Conclusão

Basicamente, esses são os princípios básicos da direção defensiva. Lembre-se de que você está no controle de seus resultados. Resolva o assunto com as suas próprias mãos e não conte com que outros motoristas façam sempre a coisa certa.

Além de mais segura, a adoção dessas práticas também auxilia na sua apólice de seguro de automóveis, reduzindo o número de sinistros no processo.